Recursos do FIT para CT&I podem chegar a R$ 83 milhões em 2023

16 de maio de 2023 - 16:54 # # #

Em reunião, Cogefit aprovou plano anual com unanimidade

A primeira reunião de 2023 do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit) ocorreu no último dia 15/05, na sede da Secitece. Em pauta, o planejamento das ações e investimentos para 2023. A previsão é de que até o final do ano sejam aportados mais de R$ 83 milhões do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT).

A secretária Sandra Monteiro, titular da Secitece, presidiu a reunião. “Essa aproximação dos integrantes do Conselho é fundamental. Temos a missão de fomentar o desenvolvimento do setor de inovação do nosso Estado”, afirmou.

Dentre as propostas discutidas, destaque para a necessidade de aumentar a inserção de projetos inovadores no interior do Estado; a inclusão de novas áreas do conhecimento, como games e ideação e a consolidação do Programa Cientista Chefe, como um agente que eleva a qualificação e a conexão entre os orgãos públicos e o setor produtivo.

O Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica tem o objetivo de administrar os recursos financeiros do Fundo de Inovação Tecnológica por meio do fomento às políticas de ciência, tecnologia e inovação. Uma das suas competências é definir as diretrizes e normas para a utilização dos recursos do FIT, além de aprovar a programação orçamentária e financeira dos recursos do Fundo.

A reunião, realizada na sede da Secitece, contou com a presença de Fábio Feijó (SDE), Raimundo Costa (Funcap), Hidelbrando Soares (UECE), Wally Menezes (IFCE), Francisco Carvalho (UVA); José Sampaio de Souza Filho (FIEC) e Adeline Lobão (Secitece). Também estiveram presentes os seguintes representantes de órgãos estaduais: Márcio Cardeal (Sefaz), Evilásia Rodrigues (Casa Civil), Auler Gomes de Soares (Seplag), Jorge Soares (Funcap) e Denise Sá (Funcap).