Grupo de Transição em CT&I participa de reunião na Secitece

12 de maio de 2023 - 10:43 # #

Na ocasião, foi discutido relatório com 13 propostas para a gestão

Entusiasmo e muita ideação marcaram a reunião do grupo que elaborou o Relatório de Transição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, liderados pelo pelo coordenador do GT, Mauro Oliveira, com a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, na tarde desta quarta-feira, 10 de maio.

O documento contém 13 propostas para o desenvolvimento de políticas e ações para a área de CT&I. Na reunião, foram discutidas estratégias para transformar essas ideias em ações a serem implementadas pelo Sistema Secitece.

“Este é um momento ímpar. Estamos colhendo o fruto de algo que foi pensado de forma coletiva, tivemos o privilégio de reunir pessoas das mais diferentes expertises e áreas de atuação para a produção deste material”, afirmou Sandra Monteiro, que liderou o grupo temático de Ciência e Tecnologia durante a transição.

Para Mauro Oliveira, “o Estado do Ceará está numa fase muito boa porque assumiu uma posição de destaque em áreas como educação e energias sustentáveis. A implantação das políticas públicas voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação podem levar o Estado a ser referência também neste setor”.

Paulo André Holanda ressaltou a importância de termos uma gestão comprometida em “fazer do Estado um fomentador e catalisador das iniciativas voltadas para este setor”. Ele destacou ainda a necessidade de “conhecermos melhor os dados de CT&I e de melhorarmos o relacionamento entre entidades para termos uma vitrine do que somos, temos e fazemos em CT&I no Ceará”.

Sandra Monteiro finalizou a reunião demonstrando sua “satisfação por compreendermos que existem desafios a serem vencidos, um deles é o de fazer com que todas estas ações possam chegar, não apenas nos grandes centros, mas em todas as áreas do nos Estado. Estou muito animada em trabalhar para superá-los porque vejo este momento de forma muito otimista.”

O encontro contou com a participação do presidente da Funcap, Raimundo Costa; do Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda; do diretor do Planetário Rubens Azevedo, Dermeval Carneiro; da presidente do NEPEN, Tecia Carvalho. Também estiverem presentes as professoras Rossana Andrade (UFC) e Luciene Lima (UVA), Daniel Gularte (Instituto Bojogá), Tiago Guimaraes (Bogabo), Alex Peixoto e Arison Uchoa, além do Silvio Ramos (Iracema Digital/Criatlo).