Pesquisa e Inovação: Secitece aponta novas oportunidades de parceria para o Nutec

3 de maio de 2023 - 14:26

A ideia é fomentar a transferência de tecnologia em áreas como Agroecologia e Transição Energética

Unir esforços para multiplicar resultados em pesquisa e inovação. Esse é o objetivo da Secitece, que esteve presente, por meio de sua titular, Sandra Monteiro, na sede do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial (Nutec), instalado na UFC, no campus do Pici. A visita aconteceu nesta quarta-feira (3/5) e tratou do fortalecimento de parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa.

Participaram da reunião a diretora de empreendedorismo e negócios do Nutec, Ieda Nadja Montenegro; o diretor administrativo-financeiro, Charles Nobre, acompanhado do técnico da entidade, Francisco Magalhães; e ainda, pela Secitece, a secretária executiva, Adeline Lobão (remotamente), e o coordenador jurídico, Rafael Maia.

A ideia, segundo Sandra, é buscar apoio junto a entidades que possibilitem, por exemplo, o compartilhamento de laboratórios e a transferência de tecnologia. “As parcerias deverão envolver áreas como Agroecologia e Transição Energética, consideradas um grande celeiro de oportunidades”, comentou a titular da Secitece.

Na ocasião, Sandra Monteiro visitou os laboratórios abrigados no Nutec. A atividade foi guiada pelo coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Afluentes, o engenheiro químico Ari Clecius, que apresentou os espaços para a secretária. Os pesquisadores lotados nas unidades também contribuíram, expondo os desafios e apontando as possibilidades de melhoria para os laboratórios.