Sandra Monteiro apresenta ações de C&T em evento da Academia Cearense de Ciências

30 de março de 2023 - 12:23


O encontro reuniu pesquisadores e gestores da área

“Plano de Ações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará para os próximos quatro anos” foi o tema da palestra ministrada, na noite dessa terça-feira (28/3), pela secretária da Secitece, Sandra Monteiro. O  evento fez parte da programação da Academia Cearense de Ciências e aconteceu no Labomar/UFC.

Participaram da atividade o presidente da Academia Cearense de Ciências, José Albersio Lima; o diretor de C&T da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Enio Pontes; o presidente da Funcap, Raimundo Costa, além de cientistas e gestores de instituições de pesquisa.


Entre os pontos abordados pela titular da Secitece, destaque para a importância do programa Cientista Chefe e de iniciativas para a popularização da Ciência entre crianças e jovens, a exemplo do “Ceará Faz Ciência”. O projeto é realizado de forma itinerante e tem como objetivo incentivar a pesquisa científica entre estudantes. “A cada edição, um novo tema é escolhido, com base na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definida pelo Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação”, explicou Sandra Monteiro.


A secretária apresentou o ecossistema de C&T e pontuou ações que tornaram o Ceará referência nacional na área, a partir da aposta do Governo do Estado em investir e democratizar o conhecimento científico. Sandra Monteiro respondeu as perguntas da plateia e, ao final, recebeu o certificado de participação no evento da Academia Cearense de Ciências.

Saiba mais

A Academia Cearense de Ciências (Aceci) foi fundada em 1985 e, desde então, realiza encontros mensais, que envolvem tópicos de relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará. Com essas reuniões, seus membros procuram contribuir com subsídios para as gestões de órgãos públicos e privados do Estado.