Secitece discute fortalecimento do Ecossistema de Inovação

23 de março de 2023 - 16:25 # #

Representantes do Instituto Iracema Digital, associação civil sem fins lucrativos criada em 2019 com o objetivo de promover a articulação dos agentes do sistema da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) no Ceará, reuniram-se com a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, na tarde dessa quarta-feira, 22/03. Em pauta, ações para fortalecer o ecossistema de inovação e acelerar o processo de transformação digital no Estado.

Participam do encontro o presidente do Iracema Digital, Ricardo Liebmann; o vice-presidente Nazareno Albuquerque e a diretora executiva Tereza Mota. Também esteve presente Sarah Mesquita, diretora do NIT/IFCE.

Sandra Monteiro destacou o papel do Conselho Estadual de C&T, presidido pelo governador do Ceará, e que tem a titular da Secitece como vice-presidente, que conta com representantes de diversos órgãos públicos e privados, da classe empresarial, sociedades científicas, Assembleia Legislativa, dentre outros atores importantes para o ecossistema.

Ela relembrou ainda o trabalho realizado pelo Governo do Ceará para elaboração do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia em consonância com o projeto Ceará 2050.

“Essa é uma oportunidade de se pensar estratégias capazes de otimizar esforços, com a inserção dos pesquisadores e doutores, não apenas em instituições públicas de ensino, mas também nas empresas. Esse é um desafio grande, mas necessário se queremos formar uma cultura capaz de potencializar o Ceará”, afirmou a titular da Secitece.