Fortalecimento da educação superior: Secitece e IES estaduais cumprem agenda em Brasília

15 de março de 2023 - 12:31

Entre as agendas, destaque para as atividades junto à Abruem e ao MCTI

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e os reitores das universidades estaduais Hidelbrando Soares (Uece), Francisco Lima Junior (Urca) e Izabelle Mont’Alverne (UVA) participaram de uma série de compromissos em Brasília/DF, voltados à consolidação da educação superior cearense. Entre as agendas, destaque para os eventos da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A agenda de atividades foi iniciada no dia 7/3, com visita à embaixada da África do Sul no Brasil. Na ocasião, a secretária Sandra Monteiro, o presidente da Abruem, Francisco Lima Junior, e o secretário-executivo da Associação, Carlos Roberto Ferreira, apresentaram proposta de missão internacional da Abruem, ainda neste ano, para o País com o embaixador.


Na Embaixada, os gestores foram acolhidos pelo ministro Plenipotenciário, Musawenkosi Aphane, pelo conselheiro político, Bingo Thamaga, e pela primeira secretária Política, Denisha Reddy. Ainda durante a visita, a titular da Secitece mostrou, adicionalmente, as potencialidades do Estado do Ceará para cooperação internacional na área de CT&I.

Já no dia 8/3, Sandra Monteiro participou de audiência com reitores da Abruem e a ministra Luciana Santos. Entre os temas discutidos, estiveram: o fortalecimento dos laços e da cooperação entre as instituições; a participação efetiva das instituições de ensino superior (IES) na elaboração de políticas públicas; e o lançamento do Edital do MEC/CNPq para apoio a projetos que estimulem o ingresso e a formação de meninas e mulheres na Ciência. A reunião ocorreu na Sala dos Conselhos do MCTI, na Esplanada dos Ministérios.


Neste mesmo dia, a titular da Secitece participou de reunião com o ex-senador e secretário indicado da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, sobre os programas de popularização da ciência em ações nacionais e nos estados.

Durante a agenda em Brasília, a secretária e os reitores das universidades estaduais foram recebidos no gabinete dos senadores cearenses Augusta Brito e Cid Gomes, em busca de fortalecimento das articulações políticas e das parcerias institucionais.