Urca completa 36 anos de fundação, com 32 cursos e em plena expansão

7 de março de 2023 - 16:25

A instituição se consolida no fortalecimento do desenvolvimento regional

Com 32 cursos de graduação, 16 especializações, 9 mestrados e 2 doutorados, a Universidade Regional do Cariri (Urca) conta atualmente com mais de 11 mil alunos, e já formou cerca de 33 mil pessoas. A Instituição de Ensino Superior (IES) se consolida no fortalecimento do desenvolvimento regional.

Atualmente a Urca conta com os novos cursos de Medicina, no campus do Pimenta, em Crato, e o de Gestão em Turismo, no campus de Barbalha. Na próxima semana será realizada a aula inaugural do novo curso de Arquitetura e Urbanismo, com sede em Juazeiro do Norte.

Criada pela Lei nº 11.191 de 09 de Junho de 1986, autorizada a funcionar por Decreto Presidencial n° 94.016, de 11 de fevereiro de 1987, foi instalada em 07 de março de 1987. Em 1º de março de 1993 ela foi transformada em fundação, com o nome de Fundação Universidade Regional do Cariri (Lei 12.007-A).

A Urca foi criada na gestão do Governador Gonzaga Mota, e se tornou um marco importante para a história universitária do Cariri, “Mãe das Universidades”, na região. O movimento pela criação da Urca foi liderado pelo Reitor Antônio Martins Filho, Dom Vicente Matos, Bispo Diocesano, Professor José Newton Alves de Sousa, Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, e pelos professores Pedro Felício Cavalcanti, Raimundo de Oliveira Borges, Luiz de Borba Maranhão e Professora Sarah Cabral.

Fundação em Junho de 1986

Em 15 de maio de 1985, na comemoração do Jubileu de Prata da Faculdade de Filosofia, foi lançado oficialmente o movimento em favor da criação da Urca, em solenidade no auditório da Rádio Educadora do Cariri. O Projeto foi aprovado pelo então Governador Gonzaga Mota, que anunciou logo a constituição de um grupo de trabalho, visando a criação da nova instituição de ensino superior, que foi fundada em junho de 1986 e instalada em março de 1987. Teve como base as faculdades de Filosofia, Ciências Econômicas e Direito do Crato e Faculdade de Engenharia Operacional de Juazeiro do Norte.

Nascida da mobilização da sociedade em torno de um ideal, a missão da Urca, expressa no seu texto regimental e evidente na sua prática, sedimentou-se na contribuição pela transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Urca conta com os campi instalados em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Iguatu e Campos Sales, e em breve com novo curso em Mauriti, além de contar com o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, um dos mais representativos do Brasil, com mais de 7 mil peças fósseis principalmente do período Cretáceo, além da reserva técnica, atraindo cientistas do Brasil e exterior, fortalecendo também o turismo científico na região. A instituição constitui-se como agente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro-Sul do Ceará, sendo conhecida pelo seu caráter educacional em diversos outros estados do país.

Geopark Araripe

Nesta expansão ao longo do tempo, houve a aprovação da candidatura do Araripe Geoparque Mundial com sucessivas avaliações exitosas, projeto de grande ousadia e que já faz escola no Brasil e na América Latina; de uma universidade que antes majoritariamente formava professores, foi ampliada e incrementamos a esta estratégica tarefa a produção do conhecimento inovador pela implantação da pós-graduação e consolidação da pesquisa. Além disso, foi a primeira instituição do Cariri a implantar a pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e de doutorado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Urca