Titular da Secitece visita obras do Centro de Inovação de Sobral

22 de fevereiro de 2023 - 15:19


O novo equipamento está sendo viabilizado por meio de Chamada Pública Finep/MCTI

No último dia 07 de fevereiro, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, esteve em Sobral, onde visitou as obras do prédio que abrigará o Centro de Inovação da Cadeia Criativa de Sobral (CICCS). O equipamento funcionará no edifício histórico da antiga Cadeia Pública e vai atender a demanda do município de implantar um ambiente de inovação destinado a apoiar empresas locais e o empreendedorismo de base tecnológica.

O CICCS está sendo implementado por meio de Chamada Pública Finep/MCTI, na qual a Secitece está como convenente, atuando em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE), Sebrae e outras instituições de ensino público e privado. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Durante a visita, a secretária Sandra Monteiro falou da importância da iniciativa para o desenvolvimento social e econômico da região. “Ao atuar como um hub, o CICCS vai estimular a cultura da inovação nas empresas, repercutindo em oportunidades para o município de Sobral e para todo o Estado”. A titular da Secitece destacou, ainda, que a atuação do Governo do Ceará no equipamento se dará, também, por meio de programas coordenados pela Secretaria, como o Corredores Digitais e Criarce. “São programas com larga atuação no ecossistema de inovação, que podem dar grande contribuição para o fortalecimento do setor na região”, concluiu.

Sandra Monteiro foi acompanhada pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Alexsandra Arcanjo, pelo vice-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Francisco Carvalho, e por técnicos da STDE de Sobral.