Secitece participa de TCE Orienta

17 de fevereiro de 2023 - 11:31 #

Evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas e secretários estaduais

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, participou ao lado de outros gestores públicos do Poder Executivo estadual, na manhã desta quinta-feira (16/02), de encontro formativo promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), com foco em Controle Externo. O governador Elmano de Feitas esteve na abertura do encontro.

O governador falou sobre a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento das políticas públicas e melhoria da prestação de serviços ofertados ao cidadão.

“Eu considero que essa aproximação permite uma convivência diária de troca de informações e orientações para a avaliação das políticas públicas pelo Tribunal de Contas, que aponta recomendações de aperfeiçoamento, melhorias e correções. Isso faz com que os gestores melhorem o serviço que é prestado à população. Quando o Tribunal orienta sobre o trabalho, para construir coletivamente índices para que a gente possa ter avaliação da efetividade da política pública, é muito importante. Mas se algum gestor se desvia, [a atuação do TCE] é muito importante também. Instituições fortes e funcionando é um grande remédio para evitar desvio de conduta das pessoas”, afirmou.

Sandra Monteiro, Izabelle Mont’Alverne (UVA), Eliana Nunes Estrela (SEDUC) e Ada Pimentel (CEE)

 

Intitulado de TCE Orienta, o evento, realizado com apoio do Instituto Plácido Castelo, abordou temas como governança, prestação de contas, fiscalização, cautelares, peticionamento eletrônico e capacitação para os jurisdicionados.

O presidente do TCE reforçou que o encontro, além de reafirmar o papel da instituição, facilita o diálogo para a uma boa governança. “Esse será um momento não apenas de capacitação, mas também de interação com os gestores do Estado do Ceará, para desmitificar essa ideia de que o Tribunal é um órgão punitivo. O Tribunal está de portas abertas para gestores e sociedade, a fim de orientar e capacitar”, garantiu Valdomiro Távora.

 

Com informações da Casa Civil