Criada a Pró-Reitoria de Empreendedorismo e Inovação (PROEI) da Urca

17 de fevereiro de 2023 - 15:58

O novo pró-reitor, Frederico Rommel Tavares, foi empossado pelo reitor da Urca, Francisco do O’ de Lima Júnior

De forma pioneira, a Universidade Regional do Cariri (Urca) cria a Pró-Reitoria de Empreendedorismo e Inovação (PROEI) da instituição, que funcionará em Juazeiro do Norte, no Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Cariri. O novo pró-reitor, professor Frederico Rommel Tavares, foi empossado na tarde do último dia 8/2, pelo reitor da Urca, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, em solenidade no Gabinete da Reitoria, com a presença do vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira.

O prédio da nova sede do CIT será na antiga Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, atualmente cedido à Urca por 30 anos. Em Juazeiro do Norte, se encontra o campus CRAJUBAR da Universidade, onde está o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da instituição. Desde que foi pensada a nova Pró-Reitoria, que a perspectiva é que ela fosse implantada no Município, ampliando mais ainda o raio de atuação da Urca, possibilitando ações nas áreas de inovação, tecnologia, empreendedorismo e gestão, com atuação de empresas juniores e incubadoras na área tecnológica, inserindo o ensino, pesquisa e extensão, envolvendo os setores afim e o campo produtivo.

Recentemente foi realizada solenidade oficial de cessão da nova sede do CIT à Urca, com a presença de autoridades municipais. Na ocasião, foi apresentado o projeto de reforma e melhoria das instalações do prédio, na rua do Cruzeiro, no Centro de Juazeiro do Norte, e as devidas adequações para o funcionamento do novo empreendimento.

Pró-reitoria de Empreendedorismo e Inovação

Com planejamento e inserção no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, a PROEI é pioneira nas universidades estaduais e abrange tanto o aspecto do desenvolvimento tecnológico como envolve a ampliação para o campo do empreendedorismo e gestão, possibilitando capacitação dos municípios.

Um dos passos importantes estará sendo direcionado ao desenvolvimento da tecnologia social, beneficiando a comunidade através de trabalhos de extensão, além de importante aliada no desenvolvimento de pesquisas, no segmento a que se propõe, fortalecendo a economia criativa.

O vice-reitor, Carlos Kleber, destaca o papel do professor Fred Tavares, que vem trabalhando nesse campo de atuação já há alguns anos, possibilitando maior expertise para o desempenho das atividades, ressaltando a aprovação de trabalhos importantes, como o da Financiadora de Projetos e Pesquisa (Finep), nas áreas de inovação e pesquisa, que possibilitará um aporte de investimentos necessários para dar condições de funcionamento do recém-criado Centro de Inovação Tecnológica (CIT). Haverá reforma, compra de equipamentos e mobiliários com o financiamento, além de encaminhamentos de projetos.

Reunião com a Finep

Durante a última semana, uma equipe da Finep esteve visitando o CIT, com a finalidade de avaliar o projeto do Centro e serão liberadas as primeiras parcelas dos recursos do financiamento, voltados ao desenvolvimento da região, incluindo a atuação das empresas juniores. Todo esse trabalho, conforme o vice-reitor, será voltado para novas tecnologias destinadas ao homem do campo, artesãos, e até mesmo auxiliar na ampliação de trabalhos que possibilitem a abertura de exportação de produtos da região, com apoio aos agentes dos mais diversos segmentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Urca