Corredores Digitais celebra resultados com mais de R$ 750 mil em faturamento para startups em 2022

16 de janeiro de 2023 - 15:59 # # #

O programa, criado há 12 anos pela Secitece, promove o desenvolvimento de novos negócios

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de negócios o Programa Corredores Digitais, Hub de Inovação do Governo do Ceará, celebra os resultados da edição de 2022. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) e promove o desenvolvimento de negócios desde a fase inicial até a geração de resultados.

O programa tem levado conteúdo prático para possibilitar o crescimento em três jornadas diferentes. A “Jornada Bora Criar” é voltada para pessoas que possuem uma ideia de negócio, mas ainda não sabem como transformá-la em um negócio viável. Já a “Jornada Bora Crescer” foi pensada para quem possui uma startup, mas precisa amadurecer o negócio e buscar crescimento. Por fim, a “Jornada Bora Transformar”, realizada com o programa Clusters Econômicos de Inovação, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), atende quem possui uma solução e deseja se conectar com demandas reais do mercado.

Em 2022 foram beneficiadas 143 startups com bolsistas/empreendedores nas três jornadas, acompanhadas em diversos segmentos, tais como: jurídico, contábil, financeiro, gestão, investimentos, branding, marketing e vendas. Nas jornadas “Bora Criar” e “Bora Crescer”, foram realizadas mais de 200 conexões, 87 horas em capacitação, 215 horas em mentorias resultando em 45 pessoas empregadas, sete marcas registradas e mais de R$ 750 mil em faturamento para as startups participantes.

Na “Bora Transformar”, 52 pesquisadores desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 30 clusters estratégicos do Estado. Ao todo, foram atendidas demandas de 12 setores econômicos – Agronegócio, Turismo, Saúde, Moda, TIC, Infraestrutura e Logística, Água, Comércio, Educação, Construção Civil, Mineração e Metalmecânica e Indústria Extrativista.

Conexões

Anualmente, as startups são selecionadas por meio de edital. “Nosso objetivo é apoiar empreendedores com negócios em várias fases de maturidade, oferecendo conteúdos atuais e possibilitando conexões entre os que fazem o ecossistema de inovação no Ceará”, destaca a secretária da Secitece, Sandra Monteiro.

O programa também proporciona acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking para fomentar a inovação e garantir soluções em áreas de interesse para o desenvolvimento do Estado.