Tecnologia e meio ambiente: Secitece entrega veículos aéreos para modernização da Sema

30 de dezembro de 2022 - 10:09

Dois veículos aéreos não tripulados (VANTs) foram entregues pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), na manhã desta quinta-feira (29), durante solenidade na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó. Os equipamentos de fabricação alemã são duas Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) modelo Trinity F90+ , e chegam a SEMA como resultado da parceria com a Secitece.

Participaram da solenidade, pela Secitece, o secretário Carlos Décimo e o secretário executivo, Ricardo da Costa e Silva. Em sua fala, Décimo explicou que os VANTs foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), iniciativa coordenada pela Secitece que promove a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, beneficiando diversas secretarias. “Estamos entregando à Sema e à população cearense uma tecnologia que é única no Brasil, uma exclusividade que só existe aqui, em nosso Estado”, enfatizou.

Para o titular Artur Bruno, da SEMA, o uso e aplicação dos equipamentos vão contribuir para uma melhor qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente, com retorno efetivo à sociedade cearense. “Serão muito importantes para o trabalho de fiscalização, licenciamento ambiental e planejamento do espaço dos nossos recursos naturais, garantindo a melhoria da qualidade ambiental e bem estar social”, afirmou.

Presente ao evento, o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando Bezerra Melo, fez uma alusão ao livro “A História de Fernão Capelo Gaivota” e afirmou que esse tipo de equipamento representa um “divisor de águas”, onde a tecnologia, ciência e inovação se unem com o meio ambiente.

“Quem tiver o olhar mais em cima vai poder enxergar mais”, declarou. Também participaram do ato a Pró-Reitora de de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Uece, professora Joélia Marques; representando a Semace, Rodrigo Lucena; e o coordenador Luis Ernesto Arruda e o pesquisador Renan Guerra, ambos do Programa Cientista Chefe Meio SEMA/Semace.

Aplicabilidade

O geógrafo Lucas Barreira, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA), fez uma apresentação técnica sobre os equipamentos. Explicou entre outros pontos a aplicabilidade dos Vants. “ Serão muito úteis nas normativas de restrição ambiental, avaliação de impactos ambientais, para combater incêndios e na gestão das unidades de conservação (UCs) estaduais”, destacou. Na ocasião, também foi apresentado o drone que a SEMA recebeu da empresa Venture Capital Participações e Investimentos S/A (VCI SA), incorporadora do grupo Hard Rock Hotel no Brasil, a título de medida compensatória ambiental.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Sema