Ceará ganha Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais

27 de dezembro de 2022 - 12:06

Para promover o ordenamento na geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados georreferenciados pelos órgãos ambientais do Estado, o Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (26), a Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais (Pedea). O software vai ajudar no desenvolvimento socioambiental sustentável com a base de dados dos órgãos ambientais estaduais integrada.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Carlos Décimo, participou da solenidade, que contou com a presença da governadora Izolda Cela. Segundo ela, a Pedea chega para ser mais uma ferramenta de consciência sustentável entre os recursos naturais e as ações antrópicas. “Traz todo um portfólio que se relaciona aos nossos espaços, tanto no que diz respeito à geografia, georreferenciados, identificação das áreas de proteção. Nós temos a identificação dos ecossistemas, da fauna, da flora, das comunidades na Zona Costeira para conhecimento e perspectivas de ocupação ou investimento econômico, entre outras possibilidades. São informações que interessam a um investidor, por exemplo, e principalmente ajuda o Ceará e a sociedade a preservar melhor sua riqueza natural”, disse a chefe do Executivo cearense.

O titular da Secitece informou que novos dados serão inseridos na Pedea. “Ela vai ser cada vez mais aprimorada. Já entregamos à Sema dois Vants, dois aviões super modernos que vai cada vez mais aprimorar essa plataforma por facilitar imagens poderosíssimas. É um equipamento mais avançado do ponto de vista tecnológico”, disse Décimo.

A Pedea possui três módulos (base de dados, servidor geográfico e um portal com o “Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará”). No primeiro momento, o espaço vai unificar informações da zona costeira e ambiente marinho cearense. As informações poderão ser acessadas pelas instituições envolvidas, garantindo agilidade e suporte científico nas decisões.
Titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, enfatizou a riqueza de dados disponíveis. “Essa plataforma é importante, porque nós temos hoje 294 categorias de informações. Só do mar, temos 152 categorias de informações. Em qualquer lugar do mundo as pessoas vão ver e conhecer o meio ambiente do Ceará. É algo que vai continuar, porque essa plataforma vai continuar evoluindo, tendo mais dados, ela é dinâmica”, afirmou o secretário.

A base de dados é o módulo que abriga e mantém seguro todos os dados da plataforma. O servidor geográfico é o software que processa as informações da base de dados em mapas digitais e os mantêm publicados na internet. Já o portal é a aplicação que permite visualizar e interagir, de forma intuitiva, todos os mapas publicados no servidor geográfico e em outros servidores de mapas acessíveis na web. “A plataforma pode ser acessada através de diferentes dispositivos, seja do celular, tablet, notebook. Isso promove a facilidade no acesso a essas informações ambientais”, comunicou Jorge Soares, diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A plataforma foi desenvolvida pelo programa Cientista Chefe, da Funcap, em parceria com a Sema, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O produto une o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio do programa, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias e órgãos mais estratégicos do governo estadual para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida à população.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sema