Primeiro Laboratório de Inovação Tecnológica do C-Jovem é entregue pela governadora Izolda Cela em Fortaleza

22 de dezembro de 2022 - 11:46

Quinze escolas estaduais de Ensino Profissional e de Ensino Médio em Tempo Integral que contam com turmas do Projeto C-Jovem receberão um equipamento desse porte no Ceará

Para fomentar ainda mais a capacitação de jovens na área da tecnologia, o Governo do Ceará entregou o primeiro Laboratório de Inovação Tecnológica do Projeto C-Jovem, em Fortaleza, nesta quarta-feira (21). O equipamento fica na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor César Campelo, no bairro Conjunto Ceará, e vai ajudar a despertar a criatividade dos alunos através da cultura maker.

A governadora Izolda Cela explicou como surgiu o propósito em levar mais possibilidades de formação em tecnologia para perto dos estudantes da rede pública. “A ideia é organizar trilhas pedagógicas para focalizar a capacitação dos jovens em algumas dessas competências. E que a perspectiva deles seja cada vez mais demandada pelo mercado, dando uma condição propícia para ingressar no mundo do trabalho”, destacou a chefe do Executivo Estadual.

Os estudantes terão à disposição kits de robótica, impressora 3D, mesa digitalizadora e notebooks, entre outros equipamentos. Com essa estrutura, o Estado visa proporcionar aos jovens um ambiente para desenvolvimento de projetos, protótipos, experimentos e inúmeras outras possibilidades pedagógicas conectadas com a realidade tecnológica e digital.

Com equipamentos de qualidade, o espaço deve ser utilizado para o crescimento da comunidade escolar, avalia a secretária da Educação, Eliana Estrela. “Essa formação tem dado possibilidades tanto aos professores quanto aos alunos de ter mais criação, pesquisa e inovação na área da tecnologia, da programação. Então, é mais uma oportunidade para abrir novos caminhos”, ressaltou a titular da Seduc.

De início, o Governo do Ceará vai levar essa novidade a 15 escolas estaduais de Ensino Profissional e de Ensino Médio em Tempo Integral que contam com turmas do C-Jovem. Fortaleza receberá três laboratórios e os municípios de Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Bela Cruz, Guaraciaba do Norte, Sobral, Horizonte, Jaguaruana, Quixeramobim, Crateús, Crato, Juazeiro do Norte e Mauriti, um, cada. O investimento é de R$ 6,5 milhões de recurso próprio.

De olho no futuro

Por ser uma área em pleno crescimento no mercado de trabalho, a Tecnologia da Informação e Comunicação tem atraído muitos jovens. Ana Kaylane, 18 anos, é um desses que pretende seguir a carreira profissional no segmento. Aluna da escola que recebeu que recebeu o primeiro laboratório do C-Jovem, ela acredita que a oportunidade fará diferença lá na frente. “Acho importante porque está abrangendo bastante e dando muita oportunidade para os alunos. Isso ajuda porque pode incrementar nosso currículo e faz com que a gente cresça mais como pessoa e profissional. O laboratório vai agregar mais conhecimento para os alunos”, afirmou a estudante.

No espaço, serão realizados cursos de nível técnico nas formas concomitante e subsequente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de qualificação profissional, além de experiências com a metodologia STEAM (integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com uma metodologia dinâmica e criativa, o laboratório vai estimular atividades relacionadas à cultura maker para potencializar a aprendizagem interdisciplinar e o protagonismo do estudante a fim de que esteja apto a enfrentar desafios como cidadão e profissional.

Izolda Cela explicou que o projeto pode ser acessado por pessoas de fora da escola. “Esse equipamento pode atender a jovens que não são da escola, que moram aqui no entorno, aqui no bairro. Pode atender a jovens que já concluíram o terceiro ano e que estão em busca de uma oportunidade. Tudo isso eu acho que gera muita esperança. O objetivo é chegar no horizonte dos próximos anos com uma marca de cem mil jovens capacitados nessas trilhas pedagógicas de TI”, explicou a governadora.

C-Jovem

Criado em abril de 2022, o projeto capacita estudantes da rede pública cearenses na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São seis trilhas de conhecimento: Nuvem, Infraestrutura 5G, Fullstack, Inteligência Artificial, Java e Desenvolvimento Android. A formação inclui raciocínio lógico; inglês para TIC; empreendedorismo e inovação; comunicação e relacionamento interpessoal; e Tecnologia da Informação e Comunicação.

O C-Jovem está presente em 165 escolas da rede pública estadual, sendo 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) e 56 de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). Hoje, 5.400 jovens são atendidos. Já receberam a certificação 4.200 estudantes.

O Projeto C-Jovem é fruto de uma proposta conjunta do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Educação (Seduc); do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece); e Planejamento e Gestão (Seplag), por intermédio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Fazem parte da ação as Instituições de Ensino Superior (IES): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Ceará (UFC). São parceiras as empresas Amazon Web Services (AWS), DELL, Huawei, Google e Oracle. Também participam Sebrae/CE, Federação das Indústrias do Ceará (FIEC/Senai), Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio/Senac), Instituto Iracema Digital e Instituto Atlântico.

 

Fonte: Governo do Ceará