Educação Superior: Recomposição salarial é pauta da Mesa Setorial de Negociação Permanente

8 de novembro de 2022 - 12:09


Participaram lideranças sindicais que representam professores e servidores das universidades estaduais

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, presidiu a primeira reunião ordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanente de 2022. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (7/11), na sede da Secitece, com a presença do Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares, do Vice Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Francisco Carvalho, e de lideranças sindicais, representando professores e servidores das universidades estaduais.

Dentro da pauta de reivindicações, recomposição salarial em 2023 de forma parcelada: 15% no mês de janeiro, 15% em maio e 6,65% no mês de setembro, a ser apreciada durante a tramitação, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023. O secretário Carlos Décimo reafirmou o empenho no encaminhamento da pauta de reivindicação à Mesa Estadual de Negociação Permanente de 2022 (MENP).

Além da campanha salarial, outro ponto discutido foi a Gratificação de Dedicação Exclusiva (GDE) para docentes do Ensino Superior. O reitor da UECE defendeu a redução de três para um ano do tempo mínimo para dar entrada no pedido. Segundo ele, por não se tratar de algo previsto em lei, essa alteração pode ser feita no Conselho Universitário (CONSU).

No final, todos concordaram com a necessidade de realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o fortalecimento das universidades estaduais cearenses. A próxima reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente Setorial, ficou marcada para o dia 7 de dezembro.


Além titular da Secitece e dos reitores da Uece e UVA, participaram da reunião as representações das direções sindicais, Virgínia Assunção e Raquel Dias pela SINDUECE; Kaoli Cavalcante pela SINDIUVA; Fátima Pinho pela SINDURCA; Sâmbara Francelino pela da Regional NE 1 do ANDES-SN; e Abrahão Alan Neto e José Márcio Menezes Granja pelo SINSESC. Presente também o assessor jurídico da Secitece, Rafael Arruda Maia.