Novo equipamento do Museu do Eclipse vai aproximar juventude do saber científico

1 de julho de 2022 - 10:49

Com 26 experimentos para incentivar o conhecimento, o Centro Interativo de Ciências foi inaugurado pela governadora Izolda Cela

Sobral recebeu, nesta quinta-feira (30/6), sua mais nova atração interativa, que funciona dentro da estrutura do Museu do Eclipse. É o Centro Interativo de Ciências, que proporciona uma experiência imersiva e que vai entregar muito mais conhecimento científico aos seus visitantes. O evento de inauguração contou com a presença da governadora Izolda Cela, recepcionada pela vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho.

Ao todo, são 26 experimentos interativos com base na luz, parte de uma iniciativa de modernização dos espaços científicos e históricos de Sobral. O espaço propõe uma experiência mais dinâmica para o público. “É uma alegria imensa estar aqui, e entregar um equipamento com tudo o que há de mais moderno e da melhor qualidade para garantir a interação construtiva de aprendizagem. Que promova o interesse mesmo para aquelas pessoas que não têm conhecimento prévio de Física e, assim, possa também despertar para as boas perguntas que a Ciência pode responder”, ressaltou a governadora Izolda Cela.

Investimento da Secitece

O Governo do Ceará apoiou a modernização do equipamento ao realizar a aquisição do novo maquinário do centro instalado no Museu do Eclipse, adquirido por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões, captados por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II). Outros R$94 mil foram investidos pela Prefeitura de Sobral.

A vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho, exaltou a capacidade não só de aprendizado, mas turística do equipamento. “Recebemos com alegria esse museu interativo, onde nossos estudantes poderão vir aqui fazer seus estudos e suas pesquisas. Mas, além disso, um lugar de fomentar a cultura e fomentar o turismo científico para nossa cidade e Região Norte”.

Equipamentos

Entre os aparelhos adquiridos, destaque para o Holograma de Einstein, o Leitor de Bola de Cristal, o Quebra-Cabeça a Laser e a Bicicleta de Relatividade. As atividades interativas incluem ainda a Harpa a Laser que, conectada a um sintetizador, produz som a partir da interrupção dos feixes de luz. Os outros equipamentos são: Raios de Luz 3D; Máquina do Olho; Holograma Especular; Luz Destilada; Interação de Ondas; Capacetes de Difração; Fluído Birrefringente; Arco-Íris da Areia; Microondas e Luz; Microfone Laser; Pong de Buraco Negro; Lente Gravitacional; Paradoxo dos Gêmeos; Órbitas; Toque O Início do Universo (Big-Bang); Óptica Ativa; Espelho Respirante; Câmera Infravermelha; Fotografia da Gota de Água; Radiotelescópio e Empurrão no Espaço.

Para o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, o equipamento também vai para além das questões educacionais, pois aproximam os conceitos mais abstratos da população em geral. “A parceria entre a Prefeitura de Sobral e o Governo do Ceará permitiu a aquisição de equipamentos e experimentos que vieram da Alemanha, desenvolvidos por uma empresa especializada na área de educação científica. E assim vamos possibilitar aos estudantes experimentar uma série de conceitos da Ciência, principalmente esses conceitos técnicos que envolvem a luz, experimentos científicos sobre ótica, ondulatória. Isso tem um significado importante porque vai compor o conjunto de equipamentos que fazem parte aqui do Parque da Luz. Agora temos o Planetário de Sobral, o Museu Histórico do Eclipse e, agora, o Centro Interativo para atender e disseminar cada vez mais a Ciência”, explica.

Promotec

Os equipamentos se somam a outros já adquiridos por meio do Promotec para Sobral, como o projetor digital do Planetário de Sobral. Da marca alemã Zeiss, o projetor utiliza inteligência artificial e opera em terceira dimensão com resolução 4K.

O Promotec é coordenado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece. Em sua segunda edição, o programa tem promovido a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, tais como segurança pública, educação, finanças públicas, meio ambiente e saúde, por meio da aquisição de equipamentos e de serviços de ponta.

Finalizando a entrega e visitando o equipamento, Izolda Cela pontuou a importância da continuidade nos projetos em prol da população de Sobral e do Ceará. “Equipamentos como esse se devem a uma ação de continuidade, de sustentabilidade e de uma boa política. A política que faz com que as obras, as ações e os projetos se expandam e ganhem mais qualidade, fiquem melhores para a cidade. E que façam o Ceará brilhar cada vez mais”, finalizou a governadora.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará