Feira do Conhecimento Regional abre programação no Cariri

10 de junho de 2022 - 11:53

 
Evento tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”

A Feira do Conhecimento Regional Cariri começou nesta quinta-feira (9/6), em Juazeiro do Norte, no Campus Crajubar/Urca. A programação foi aberta oficialmente com a palestra magna “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, ministrada pelo ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda, em solenidade com a presença de estudantes, autoridades e comunidade em geral. As atrações da FdCR continuam nesta sexta-feira (10/6) com apresentações científicas, oficinas de robótica e muito mais.

Durante a palestra de abertura, Inácio fez um apanhado histórico da ciência, tecnologia e inovação no país, desde as ações de José Bonifácio, considerado patrono da Independência, às pesquisas de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Rodolfo Teófilo, até as feiras de ciências atuais. “Na década de 1950 criou-se o CNPq e muitas universidades e hoje as instituições científicas são alvejadas pelos que estão no poder. As feiras são espaços para mostrar a ciência que estamos produzindo. O capacete Elmo produzido no Ceará é vendido no mundo todo. Esse é o caminho do desenvolvimento do Brasil”, elencou.

O secretário da Secitece, Carlos Décimo, lembrou da importância histórica do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna. “O país passa por um momento muito difícil de negação do conhecimento e desmonte da ciência, tecnologia e educação no país. A Feira significa uma resistência, a democratização e interiorização do saber para os jovens, filhos de trabalhadores, aqueles que mais precisam de uma universidade pública de excelência”, ponderou.

Para o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco Lima Júnior, sediar a Feira do Conhecimento Regional é especial. “Para nós é uma festa porque coincidiu com o dia em que a Urca comemora 36 anos de criação, a pioneira da região. Celebrar os 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil traz essa possibilidade de renovarmos as discussões e os argumentos sobre tudo aquilo que lutamos”.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o vice-reitor da Urca, Kleber de Oliveira; a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secitece, Flaviana Pereira; o diretor do Instituto Tecnológico do Cariri, Frederico Romel; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologias da Urca, Rosa Maria de Medeiros; o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Renato Fernandes; e a representante dos estudantes, Geovana Ferreira; entre outras entidades.

Mostra Ceará Faz Ciência

No período da tarde, acontece a Mostra “Ceará Faz Ciência”, onde escolas do ensino básico expõem seus projetos, como a E.E.F. Pref. Mozart Cardoso de Alencar, que apresentou a digestão humana e a usina eólica. Durante à noite são as instituições de ensino superior que divulgam suas pesquisas.

Também participa do evento o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), apresentando sua pesquisa de beneficiamento do pequi, tradicional na região. Com a extração da polpa, óleo e amêndoa estão sendo produzidas farinhas, cookies e sequilhos no curso de Tecnologia em Alimentos.

De forma interdisciplinar, o curso de Irrigação e Drenagem tem colhido dados técnicos do comportamento adaptativo do capim BRS Capiaçu, simulando comportamentos ambientais do semiárido (água salobra). Os resultados poderão ser aplicados na agricultura local. Já o curso de Manutenção Industrial apresentou um programa de acionamento remoto de sistemas via rádio e arduíno, que pode ser aplicado na indústria, reduzindo o número de operadores; na agricultura, evitando deslocamento aos locais de irrigação e outros usos.

O Laboratório de Águas, Efluentes e Metais Pesados da Urca, Laemp, destacou duas ferramentas desenvolvidas: a calculadora de pegada hídrica e o decisor de cardápios sustentáveis. De forma complementar, o primeiro revela a quantidade de água gasta para que os alimentos consumidos cheguem à mesa. O segundo sugere substituições de gêneros que utilizam mais água por outros mais sustentáveis. Segundo a calculadora, para se produzir apenas um pão, são gastos 81 litros de água, enquanto uma porção de 100 g de carne bovina despende 1.542 litros.

Para incentivar a continuidade na pesquisa, a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec) apresentou os cursos de especialização oferecidos.

Projeto Ciência Itinerante

O Projeto Ciência Itinerante da Secitece está presente na Feira, com as seguintes experiências práticas:

• Descobrindo a catalase;
• Identificação de carboidratos;
• Erosão hídrica nos solos;
• Substâncias condutoras de eletricidade.

O projeto leva experimentos de diversas áreas do conhecimento aos municípios cearenses em um ônibus-laboratório. A monitora de Geografia, Andreia Souza, demonstrou os efeitos da erosão em três cenários distintos: floresta preservada, desmatamento e sem vegetação. “A erosão é um processo natural, mas pode ser intensificado com a ação humana. No solo exposto, a retenção da água das chuvas é bem menor. O nosso objetivo é frisar a importância da vegetação para a conservação dos solos, pois impacta na agricultura e sobrevivência humana”, explicou.

Oficinas de paleontologia

Um dos eixos da programação inclui oficinas formativas sobre paleontologia. “O intuito é conscientizar de forma lúdica sobre o Geopark, a geologia, os geossítios e a importância para a região. A oficina de réplica de fósseis trabalha a habilidade motora das crianças e passa a mensagem que lugar de fóssil é no museu”, relatou Kamila rodrigues, ministrante.

Outras duas oficinas serão realizadas: Geomaker (robô artista) e Papel Kraft. “Uma das propostas do Geopark é sustentabilidade, por isso fizemos um robô de material reciclável. A gente ensina robótica para as crianças com material que elas têm em casa. É como um brinquedo, um origami de um Pterossauro do Cariri, tridimensional, que mexe as asas”, complementou Kamila.

A Feira do Conhecimento Regional é uma realização do Governo do Ceará/Secitece e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A edição do Cariri conta com o apoio da Unileão, Faculdade Paraíso, IFCE, Urca e Instituto Centec.

Programação desta sexta-feira, 10/6:

14h às 17h: Ciência Itinerante e Mostra Ceará Faz Ciência Escolas

15h às 17h: Oficinas (Pterossauros do Cariri e Robô Artista)

16h: Palestra (Popularização da ciência – Rômulo Wesley, Ciência Itinerante)

17h: Palestra (Empreendedorismo e Gestão de Empresas – Luiz Geraldo Teixeira, Unileão)

18h às 21h: Ciência Itinerante e Mostra Ceará Faz Ciência Universidades

Kariri Valley Day:

18h: Palestra (Inovação e Cenário Kariri Valley – Tatiane Kohlrausch, Douglas Feitosa e Martônio Mendes)

19h: Palestra (Meetup Clusters e Corredores – Jeanne Sidrim, Yuri Lacerda, Elias Pereira Júnior e Renato Fernandes)

20h: Roda de conversa (Pitch Day das Startups da Região)

Serviço:
Feira do Conhecimento Regional Cariri (FdCR)
Dias 9 e 10 de junho de 2022 (quinta e sexta-feira)
Local: Universidade Regional do Cariri, Campus Crajubar (Av. Leão Sampaio, 107 – Triângulo – Juazeiro do Norte)
Entrada franca
Programação completa e inscrições em www.feiradoconhecimento.com.br

Com apoio da jornalista Bruna Vieira (Ematerce)