Nutec e UFC se unem para confeccionar próteses personalizadas para pacientes

18 de maio de 2022 - 10:33

A iniciativa conta com equipamento de ponta adquirido com investimentos da Secitece

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e a Universidade Federal do Ceará, por meio do Núcleo de Defeitos da Face (Nuface) do curso de Odontologia, firmaram, neste mês, uma parceria para a confecção de próteses bucomaxilofaciais através do escaneamento 3D dos pacientes.

A iniciativa conta com investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). “Com o nosso Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), adquirimos uma máquina de Prototipagem Rápida que permite confeccionar órteses e próteses para a recuperação da estética facial. Os pacientes atendidos poderão contar com essa tecnologia de ponta”, explica o secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa.

Olhar social

A tecnologia consiste em analisar a parte do corpo do paciente e criar o modelo tridimensional da prótese a partir de uma nuvem de pontos, que serão conectados gerando um objeto.

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães, comemora a parceria com a UFC.  “O olhar social sempre esteve presente na atuação do Nutec e essa iniciativa traduz isso”, enfatiza Magalhães, lembrando que pacientes com necessidades de reabilitação serão encaminhados ao Nutec para realizar o escaneamento, e receberão suas próteses personalizadas.

O professor do curso de Odontologia da UFC Wagner Negreiros ressalta que o trabalho feito pelo Nutec será muito importante. “A iniciativa irá impactar a autoestima dos pacientes, além de ajudar no resgate da funcionalidade de partes da face”.

O procedimento está passando por fases de testes, e em breve estará disponível para o público com necessidades de reabilitação.