Secretário da Secitece recebe administração superior da Universidade Estadual do Ceará

16 de maio de 2022 - 11:43

Reunião tratou das questões prioritárias das pró-reitorias e das estratégias para a expansão, interiorização e democratização da Educação Superior

O secretário da Secitece, Carlos Décimo, recebeu, na última quarta-feira (11/5), a administração superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Liderada pelo reitor, Hidelbrando Soares, a comitiva incluiu as pró-reitorias de Graduação, Extensão, Pós-graduação e Pesquisa, Políticas Estudantis, Planejamento e Administração. O encontro também contou com a participação dos secretários executivos da Secitece Ricardo Costa e Adeline Lobão, e do coordenador de Educação Superior da pasta, Cândido B.C. Neto.

A reunião foi uma solicitação da reitoria da Uece e o primeiro “grande encontro” com a nova gestão da Secitece. Na pauta principal, as questões prioritárias de cada pró-reitoria da Universidade para a busca de soluções conjuntas com a Secretaria. A definição de estratégias para a oferta de conectividade para os estudantes também foi tratada durante a reunião.

Na oportunidade, o secretário Carlos Décimo ressaltou a importância da Uece “dentro do projeto de desenvolvimento econômico e social do Estado”. Ainda assim, para o titular da Secitece, é necessário “alargar o passo”, buscando novas melhorias para a instituição, a exemplo das ações de expansão, interiorização e democratização que seguem acontecendo nas universidades estaduais – as maiores da história do Ceará.

O reitor destacou a contribuição da Uece na economia do Estado e na formação de profissionais – sobretudo de professores – a Universidade tem, hoje, 65% dos seus alunos em cursos de licenciatura. “Nossos estudantes, em sua grande maioria, são egressos de famílias de baixa renda (…). A Uece possui, portanto, esse papel transformador e de geração de justiça social, com a inclusão por meio da educação”, disse Hidelbrando.

Assistência estudantil e conectividade

Na reunião, a pró-reitora de Políticas Estudantis, Mônica Cavaignac, mostrou a relevância das ações de auxílio aos alunos, evidenciadas no período de pandemia. Mônica reivindicou mais vagas para as bolsas de assistência e solicitou apoio para a inclusão de coordenadorias de Assistência Estudantil dentro das unidades da Uece espalhadas pelo Estado.

Sobre a oferta de internet para estudantes em vulnerabilidade social, foi reforçada que esta é uma “demanda efetiva”, mesmo no ensino presencial, já que os alunos necessitam da conectividade para, por exemplo, realizarem sua matrícula de forma online.

O secretário Carlos Décimo informou que tramita um processo oriundo da Secitece que pede para tornar lei a “Bolsa de Assistência Universitária”. Para o titular da pasta, este é o primeiro passo para a definição de uma Política Estadual de Assistência Estudantil, que, assim como já existe em outros estados, deverá assegurar ainda mais os direitos dos estudantes universitários.

Uece nos municípios

Ainda durante o encontro, a pró-reitora de Graduação, Mazza Maciel, e a pró-reitora de Extensão, Lana Nascimento, destacaram a relação da Uece com as cidades que sediam suas unidades. As professoras pontuaram a importância de adequar a oferta da Universidade às potencialidades das regiões, principalmente neste momento de expansão e interiorização da Educação Superior.

Neste sentido, Carlos Décimo reforçou a necessidade de um alinhamento com as prefeituras. Para o titular da Secitece, a ideia é que haja um movimento da “Universidade ajudando a gestão”, no qual a comunidade será a maior beneficiada, sobretudo atualmente, com a “curricularização da extensão” – definição do MEC que aumenta as atividades de extensão dentro das instituições de ensino superior.

Grupo de trabalho

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lúcia Duarte, pleiteou a manutenção e a aquisição de insumos para os laboratórios da Universidade, numa proposta de articulação, junto à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), para a definição de uma política de indução voltada a este fim.

Ainda na reunião, ficou definida a criação de um grupo de trabalho que irá analisar a possibilidade de utilização de recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT) para as ações da Uece envolvendo Inovação em Saúde.

Participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento, Paolo Araújo; o chefe de Gabinete da reitoria, Altemar Muniz; a assessora-Chefe da Assessoria Jurídica, Roberta Nunes; o pró-reitor de Administração, Fernando Santos; e o diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Paulo Bersano.