Educação superior: concursos para docentes movimentam universidades estaduais

9 de maio de 2022 - 11:54


Os editais foram publicados no mês de abril; concursos vão selecionar 694 professores

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), está promovendo a maior expansão da educação superior pública no Estado. Além da criação de novos campi e novos cursos em várias cidades, as três universidades estaduais (Uece, Urca e UVA) estão com concursos para professores em aberto. Os certames, juntos, irão selecionar 694 docentes.

“Os editais foram publicados ainda no mês de abril, num movimento que faz parte das ações de expansão, interiorização e democratização do ensino superior das nossas universidades estaduais”, destaca o secretário da Secitece, Carlos Décimo.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) oferece, ao todo, 365 vagas, sendo 230 para professores assistentes e 135 para adjuntos, tornando o concurso o maior já realizado para a instituição. De acordo com o reitor, Hidelbrando Soares, isso significa “uma conquista histórica para a Uece. É o maior concurso para professores já realizado na Universidade, representando um aumento de mais de 50% no atual número de professores efetivos de nosso quadro”. As vagas previstas nos editais dividem-se para provimento imediato de cargos nos cursos já existentes e ao preenchimento de cargos dos cursos novos criados no âmbito dos campi situados nos municípios de Canindé, Quixeramobim, Aracati, Crateús e Tauá. A Uece já definiu o período de inscrições. Saiba mais aqui.

Já o concurso da Universidade Regional do Cariri (Urca) é para provimento de 184 vagas para docentes em diversos cursos. O certame também representa um marco na Universidade, por chegar a um aumento de praticamente 50% das vagas de docentes já existentes na instituição. As vagas serão para os cargos de professor auxiliar, assistente e adjunto em todos os campi em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Campos Sales, Iguatu e Missão Velha e para o curso a ser criado em Mauriti, nas áreas das Ciências exatas e da terra, biológicas, da saúde, agrárias, sociais aplicadas, humanas, Educação, Linguística, Letras e Artes e Engenharia. As vagas também serão destinadas aos novos cursos de Medicina e Turismo. Saiba mais aqui.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) irá selecionar professores efetivos com a oferta de 145 vagas, distribuídas nos campi em Sobral, São Benedito, Acaraú e Camocim. As vagas são para os cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas, Zootecnia, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Física, Matemática, Química, Ciências Sociais, Geografia, História, Enfermagem, Educação Física, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Filosofia e Letras. Saiba mais aqui.