Edital do concurso para professores da UVA é publicado no Diário Oficial do Estado

26 de abril de 2022 - 11:40

Anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela. São, ao todo, 145 vagas ofertadas para diversos cursos

A Governadora Izolda Cela anunciou, nesta segunda-feira (25/4), a realização de concurso público para professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O edital já foi publicado no Diário Oficial do Estado, ofertando 145 vagas em diversos cursos, como Agronomia, Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas, Zootecnia, Ciências da Computação, Física, Engenharia Civil, Matemática, Letras, entre outros. As inscrições estão previstas para começar daqui a 15 dias, conforme o edital. “Boa sorte a todas e todos que realizarão o concurso da UVA”, desejou Izolda.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, essa é mais uma conquista do Governo do Ceará e a consagração da política de expansão, interiorização e democratização do ensino superior público do Estado. Os próximos editais a serem anunciados serão para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a oferta de 365 vagas, e para a Universidade Regional do Cariri (Urca), com a destinação de 184 vagas.

Universidade em números

Hoje, as universidades estaduais do Ceará contam com cerca de 40 mil estudantes, sendo quase 20.964 na Uece, 12 mil na Urca e 6.759 na UVA. O corpo docente totaliza mais de 2 mil professores, entre efetivos, substitutos e temporários.

Os cursos das universidades estaduais estão espalhados por quase todos os municípios cearenses, nesse trabalho de interiorização do ensino superior. Já possuem unidades de ensino os municípios de Crateús (Uece), Fortaleza (Uece), Guaiuba (Uece), Iguatu (Uece e Urca), Itapipoca (Uece), Limoeiro do Norte (Uece), Mombaça (Uece), Quixadá (Uece), Tauá (Uece), Sobral (UVA), Crato (Urca), Campos Sales (Urca), Juazeiro do Norte (Urca), Missão Velha (Urca), Pacoti (Uece) e São Benedito (UVA).

No início deste ano, foram beneficiados com novos campi os municípios de Acaraú (UVA) – Cursos: Agronomia e Pedagogia; Aracati (Uece) – Cursos: Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Letras (Inglês/Português); Barbalha (Urca) – Curso: Turismo; Camocim (UVA) – Cursos: Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca; Canindé (Uece) – Cursos: Administração de Empresas e Pedagogia; Mauriti (Urca) – Curso: Engenharia Agronômica e Ambiental; e Quixeramobim (Uece) – Curso: Medicina.

Além dos novos campi, foram criados novos cursos nos campi já existentes: Crateús (Uece) – Curso de Medicina; Crato (Urca) – Curso de Medicina; Juazeiro do Norte (Urca) – Curso de Arquitetura e Urbanismo; São Benedito (UVA) – Curso de Agronomia; e Tauá (Uece) – Curso de Medicina Veterinária.