Cientista chefe da Secitece apresenta proposta para formação técnica e superior

5 de abril de 2022 - 12:40


A proposta é parte do programa Cientista Chefe, ação inovadora que conecta o meio acadêmico à gestão pública

Na última quarta-feira (30/3), o cientista chefe da Secitece, Emerson Mariano, acompanhado da pesquisadora Marlene Pinheiro, apresentou ao secretário Carlos Décimo a proposta que está sendo desenvolvida no âmbito da Secretaria.

Intitulada “Formação de Capital Humano para o Desenvolvimento Econômico do Ecossistema de Produção de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Ceará: Diagnósticos e Perspectivas de Futuro”, a iniciativa prevê o fortalecimento da formação técnica e superior de profissionais para atuarem nos setores do ecossistema de CT&I do Estado.

A proposta é parte do programa Cientista Chefe, ação inovadora que conecta o meio acadêmico à gestão pública, através do trabalho de pesquisadores seniores dentro das secretarias e órgãos estratégicos estaduais. A ideia é identificar como a ciência e a tecnologia podem contribuir para encontrar soluções capazes de melhorar os serviços e proporcionar mais qualidade de vida para a população.

“Após os resultados preliminares que obtivemos ao longo do primeiro semestre, o próximo passo é articular a implantação de um ambiente que proporcione a discussão de estratégias de formação, de atração e de fixação de capital humano aqui no Ceará”, explica o professor Emerson Mariano. Além dele e da professora Marlene Pinheiro, integram a equipe do Cientista Chefe da Secitece os pesquisadores José Maria Brabo e André Evangelista.