Urca completa 35 anos: expansão e desenvolvimento regional são marcos da instituição

7 de março de 2022 - 16:59 #

A Urca contribui significativamente para a transformação da realidade do Cariri cearense, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão

A Universidade Regional do Cariri está completando 35 anos de atividades dedicadas ao ensino, pesquisa e extensão. Com 31 cursos de graduação e 13 cursos stricto sensu, mestrado e doutorado, a Urca conta atualmente com mais de 11 mil alunos, e já formou mais de 32 mil pessoas. Este ano, passou a contar com mais dois cursos recém-aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, o de Medicina, no campus do Pimenta, na cidade do Crato, e o de Gestão de Turismo, no campus de Barbalha. 

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, parabeniza professores, alunos e servidores da Universidade, destacando a contribuição da Urca no desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro Sul do Ceará. “Nos últimos 35 anos, a Urca deu um salto extraordinário, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e educação superior, transformando a realidade regional”, ressaltou o titular da Secitece.

Histórico

Criada pela Lei nº 11.191 de 09 de junho de 1986, autorizada a funcionar por Decreto Presidencial n° 94.016, de 11 de fevereiro de 1987, foi instalada em 07 de março de 1987. Em 1º de março de 1993 ela foi transformada em fundação, com o nome de Fundação Universidade Regional do Cariri (Lei 12.007-A).

A Urca foi criada na gestão do governador Gonzaga Mota, e se tornou um marco importante para a história universitária do Cariri, “Mãe das Universidades”, na região. O movimento pela criação da Urca foi liderado pelo reitor Antônio Martins Filho, Dom Vicente Matos, Bispo Diocesano, professor José Newton Alves de Sousa, Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, e pelos professores Pedro Felício Cavalcanti, Raimundo de Oliveira Borges, Luiz de Borba Maranhão e professora Sarah Cabral.

Em 15 de maio de 1985, na comemoração do Jubileu de Prata da Faculdade de Filosofia, foi lançado oficialmente o movimento em favor da criação da Urca, em solenidade no auditório da Rádio Educadora do Cariri. O Projeto foi aprovado pelo então governador Gonzaga Mota, que anunciou logo a constituição de um grupo de trabalho, visando a criação da nova instituição de ensino superior, que foi fundada em junho de 1986 e instalada em março de 1987. Teve como base as faculdades de Filosofia, Ciências Econômicas e Direito do Carto e Faculdade de Engenharia Operacional de Juazeiro do Norte.

A Urca possui campi instalados em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Iguatu e Campos Sales, além de contar com o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, um dos mais representativos do Brasil, com mais de 7 mil peças fósseis, principalmente do período Cretáceo, além da reserva técnica, atraindo cientistas do Brasil e exterior, fortalecendo também o turismo científico na região.

A instituição constitui-se como agente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro-Sul do Ceará, sendo conhecida pelo seu caráter educacional em diversos outros estados do país.

Nesta expansão ao longo do tempo, houve a aprovação da candidatura do Araripe Geoparque Mundial com sucessivas avaliações exitosas, projeto de grande ousadia e que já faz escola no Brasil e na América Latina; de uma universidade que antes majoritariamente formava professores, foi ampliada e incrementamos a esta estratégica tarefa a produção do conhecimento inovador pela implantação da pós-graduação e consolidação da pesquisa. Além disso, foi a primeira instituição do Cariri a implantar a pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e de doutorado.

Com informações da Assessoria de comunicação da URCA