Adeline Lobão é empossada como nova secretária executiva da Secitece

14 de fevereiro de 2022 - 16:37 # #

Com a presença de familiares, colaboradores e dirigentes do Sistema Secitece, Adeline Lobão tomou posse como Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14/02, às 10h, no auditório da Secitece, com transmissão ao vivo.

Na última semana, Adeline Lobão, que integra os quadros da Secretaria há 25 anos, foi nomeada pelo governador Camilo Santana para compor o trio de secretários da pasta, que tem Carlos Décimo como titular e Francisco Carvalho como secretário executivo.

O secretário executivo Francisco Carvalho, iniciou as homenagens oferecendo uma rosa para Adeline, de quem é colega há 15 anos e relembrando momentos marcantes de sua carreira. “Admiro o seu caráter e a sua perseverança. O seu trabalho ajudou a desenvolver o meu trabalho. Essa rosa é um símbolo de nossa gratidão, amizade e o carinho que sempre dedicou à nossa comunidade”.

Presente à solenidade, o ex-secretário Inácio Arruda, destacou a importância de termos cada vez mais mulheres nos cargos de gestão. “Quando cheguei na Secitece fizemos questão de colocar o máximo possível de mulheres nos postos mais importantes da Secretaria. Adeline tem um largo período de vivência na Secitece. Começou aqui quase uma menina, porque precisava trabalhar para sobreviver e ajudar aos familiares, e hoje é uma das pessoas que mais conhece a gestão pública no Ceará. Essa é uma conquista que nos orgulha porque é resultado do seu mérito e de muito conhecimento”.

Ao dar posse oficialmente à nova secretária, o titular da Secitece, Carlos Décimo, agradeceu ao trabalho desenvolvido por Adeline. “Esse é um rito de passagem e, como tal, deve ser comemorado, principalmente, quando dão posse a uma figura extraordinária como Adeline Lobão. Essa menina de voz mansa, com um poder de argumentação enorme, e que consegue convencer a todos dos caminhos que devemos tomar em nome das grandes causas do povo cearense”, afirmou.

“Adeline é a própria memória da Secretaria, uma jovem que se firma por seu talento e competência e que vence o desafio da equidade de gênero. A posse da Adeline é uma reafirmação do empoderamento das mulheres, e também dos trabalhadores. Quando uma mulher, moradora da periferia, estudante da escola pública, assume um posto de comando temos que nos alegrar porque, infelizmente, ainda é uma raridade estar nos cargos de decisão deste país”, celebrou o secretário.

Emocionada, Adeline Lobão disse que esse momento era um sonho celebrado por todos “Represento hoje todos os meus amigos que compõem a equipe da Secretaria. Nunca fazemos nada só, sempre em conjunto. Minha família é a minha base, a minha fortaleza, muitas dessas qualidades que falaram hoje devo a eles. Tive oportunidades que muitos que vivem na periferia não tem: um grande exemplo em casa e um acompanhamento diário para nos tornarmos quem somos”, agradeceu.

“Estou recebendo um título que ofereço a todos vocês que compõem o sistema Secitece, que é quem contribui para entregar todos esses projetos e programas tão importantes para a população. Trabalhamos muito , sabemos da nossa competência, mas ter todo esse esforço reconhecido é muito importante”, finaliza.

Representando todos os colaboradores, o servidor Flávio Guedes, que assume a Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Planejamento no lugar de Adeline, também prestou homenagem à nova secretária ressaltando sua generosidade e o exemplo para todos.

Prestigiaram a solenidade virtualmente, os reitores da UVA, Fabianno Carvalho; da Urca, Francisco do Ó de Lima Junior; o vice-reitor da UECE, Dárcio Italo Alves Teixeira; o presidente do Centec, Silas de Alencar; o presidente do NUTEC, Francisco Magalhães e a diretora Administrativo-Financeira da Funcap, Paula Lenz.

Quem é Adeline Lobão?

Adeline Lobão de Araújo e Silva é graduada em 2005, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú com Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Português/Inglês, Adeline possui Pós-Graduação Strito Senso em Administração de Recursos Humanos pela UVA.

Ingressou na Secitece em 1997 como estagiária, dois anos após a criação da pasta. Em 2007, passou a atuar como assessora técnica da Educação Profissional até assumir a atual Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, em 2015, cargo no qual permaneceu até o momento.