IFCE e Huawei vão ofertar capacitação em fibra óptica

3 de fevereiro de 2022 - 11:37 # #

IFCE será um dos seis centros de formação da Huawei no mundo, referência nacional em telecomunicações

Uma delegação da multinacional de telecomunicações Huawei visitou o Instituto Federal do Ceará na tarde desta quarta (02). Os executivos foram recebidos pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, pelos secretários da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Julio Cavalcante, e pelos reitores do IFCE (Wally Menezes) e da Universidade Estadual do Ceará – UECE (Hildebrando Soares).

Em pauta, a ampliação das parcerias entre a gigante chinesa e as duas instituições, com destaque para a transformação do IFCE no primeiro Huawei Academy Support Center no Brasil, providência que vai possibilitar a oferta de um curso técnico gratuito para instaladores de fibra óptica. O foco é promover a capacitação de jovens chamados nem-nem – nem trabalham, nem estudam – e promover a requalificação de quem já está no mercado de trabalho. As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de fevereiro.

Por meio da parceria com a Huawei, o IFCE pretende qualificar cerca de 1.000 alunos até junho deste ano. O Instituto espera que pelo menos 200 alunos atinjam o nível de certificação internacional e possam ser inseridos rapidamente no mercado de trabalho.

Izolda Cela agradeceu a presença dos integrantes da Huawei no Ceará e o interesse em investir no estado. “Quero reafirmar o compromisso com parcerias que podem gerar desenvolvimento inclusivo para o Ceará, especialmente contando com uma empresa que tem essa visão tão moderna”, disse a vice-governadora.

O secretário Carlos Décimo falou sobre a importância da capacitação de jovens com novas tecnologias. “A qualificação destes alunos vai nos possibilitar um novo salto no desenvolvimento do Estado. A Secitece está irmanada com o IFCE nessa jornada de tecnologia e capacitação humana. O ato de hoje é muito significativo e corrobora com a nossa missão de cuidar das pessoas”.

Wally Menezes destacou a importância do gesto de somar forças. “A Huawei conecta vidas. Sabemos que não existe voo solo. Queremos utilizar essa parceria para promover oportunidades por meio da educação”, disse o Reitor.

A delegação da Huawei, composta por especialistas e gestores de diversos setores da multinacional, foi liderada por Ray Ye, diretor de ecossistema de estratégia da Huawei para a América Latina, e por Bruno Zitnick, diretor de relações governamentais.

“Não somos apenas uma companhia chinesa. Somos também brasileiros. Afinal, estamos no país desde 1998, e queremos cooperar para desenvolver. Queremos trabalhar juntos”, disse Ray Ye. “Somente tecnologia não faz uma sociedade crescer. Precisamos garantir oportunidades para as pessoas. Nesses últimos dois anos o IFCE é o nosso maior formador técnico, o que é muito importante”, disse Bruno Zitnick.

Também participaram do encontro o secretário executivo do Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado do Ceará, Júlio Cavalcante Neto, e o ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda. O encontro teve ainda a presença de parlamentares, professores e pesquisadores.

Fábricas de talentos

O grupo também participou de uma visita ao campus Fortaleza do IFCE, onde conheceram o Huawei Lab e o Laboratório FTTH (Fiber-to-the-Home). Esses dois ambientes fazem parte do programa ICT Academy, da própria Huawei, que fomenta soluções inovadoras de cooperação universidade-empresa.

Representantes da Huawei visitaram laboratórios no campus Fortaleza

A comitiva também passou pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Simulação Computacional (Lapisco), onde os visitantes puderam acompanhar projetos do IFCE em áreas de inteligência artificial, aplicações 5G e outras tecnologias de ponta..

Parceria de sucesso

IFCE e Huawei vêm obtendo bastante êxito nas ações conjuntas. No primeiro semestre de 2021, a gigante chinesa ofereceu 500 vagas para a comunidade do Instituto em mais quatro turmas dos cursos on-line de Inteligência Artificial e 5G. Além disso, vale lembrar que o IFCE sagrou-se, em novembro de 2021, bicampeão da ICT Competition Brasil, etapa nacional do programa destinado a estudantes universitários do mundo todo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação).

Mais recentemente, a estudante Saskya Pimenta, do IFCE Fortaleza, participou da equipe Digital4People, que venceu a competição Tech4Good da Huawei, em 20 de janeiro. O grupo desenvolveu uma solução voltada para a otimização do uso da água em regiões carentes do Nordeste.

Outra prova da proximidade entre IFCE e Huawei é o fato de que o Instituto está preparando a adesão ao Huawei Cloud, o que fará com que a instituição possa utilizar o que há de mais moderno e seguro em temos de computação de nuvem e bases de dados, transformando a experiência da nossa comunidade acadêmica. Essa evolução demandará investimentos da ordem de R$ 500 mil e pode gerar, no futuro próximo, uma nova lógica para o sistema acadêmico do Instituto.