Uece, UVA e Urca terão 663 vagas para professores

1 de fevereiro de 2022 - 16:09 # # # # #

Concurso foi anunciado pelo governador e irá contribuir para a regionalização e interiorização das universidades estaduais cearenses

O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta terça-feira, 1/2, concurso para professor das três universidades estaduais – Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade do Vale do Acaraú (Uva) e Universidade Regional do Cariri (Urca), vinculadas à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Ao todo serão ofertadas 663 vagas que irão renovar e ampliar o corpo docente das instituições.

“Esse é o maior concurso da história das universidades. Para vocês terem uma ideia, a Uece tem 1.184 professores efetivos, e nós estamos lançando 663 vagas, significa mais de 50% do efetivo atual da instituição”, afirmou o governador.

O concurso integra a nova política de regionalização e interiorização das universidades estaduais, que inclui a instalação de novos campi, como o campus da UVA na Ibiapaba e em Camocim, e o campus da UECE em Tauá, Canindé e Quixeramobim. Também estão sendo criados novos cursos como os de Medicina, Tecnologia e Gestão do Turismo, na Urca.

Para o secretário Carlos Décimo essa é uma conquista de todos os cearenses. “A interiorização já se mostrou uma política eficaz e traz inúmeras oportunidades para os que residem no interior do Estado. É assim, levando a ciência, tecnologia e educação para todos os cantos que iremos construir o Ceará do Conhecimento”.

Os editais estão sendo elaborados pelas reitorias das universidades com vagas distribuídas da seguinte forma: Uece – 365 vagas; Urca – 184 vagas e UVA – 114 vagas. Mais informações sobre os editais serão anunciadas em evento na próxima quinta-feira, 3 de fevereiro, com a presença do secretário da Secitece, Carlos Décimo e dos reitores das três instituições.