Escola de Verão irá debater Inteligência Artificial

18 de janeiro de 2022 - 10:47 # # #

Promovido pelo Iracema Digital, com apoio da Secitece, evento ocorre de 3 a 5/2

Foi lançada na manhã do último sábado, 15/01, a programação da 3ª Escola de Verão em Inteligência Artificial (EVER), evento voltado para a troca de conhecimento e experiências em Inteligência Artificial e que busca aproximar governo, academia e mercado.

As atividades ocorrerão de 3 a 5/2 de forma online com transmissão pela TV Iracema no YouTube. As inscrições estão abertas no Sympla. O pagamento da taxa não é obrigatório, mas há uma contribuição recomendada no valor de R$ 50,00 (para estudantes) e R$ 100,00 (para profissionais).

Este ano, diversas empresas que demandam tecnologia em IA foram convidadas para o circuito de palestras. O evento reunirá pesquisadores e empresas que buscam clientes e investidores para soluções que já estão disponíveis.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, ressaltou a importância de se investir em nosso capital humano. “Nosso Ceará tem muitos talentos. Precisamos cuidar das pessoas em primeiro lugar. Nossa maior riqueza é o nosso capital humano, é por aí que vamos avançar na construção de um ecossistema tecnológico, empreendedor e inovador, capaz de elevar o Estado a um novo patamar”, defendeu o secretário.

Também estiveram presentes o presidente do Iracema Digital, Ricardo Liebmann; Mauro Oliveira, CEO do Iracema Digital e professor do IFCE-Aracati; o secretário da Sedet, Júlio Cavalcante; o ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda; o professor Fernando Carvalho (UFC), Daniel Goularte (Museu Bojogá) e Silvio Ramos, diretor de Tecnologia do Iracema Digital.

O evento é realizado pelo Iracema Digital, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secitece e Sedet, Instituto Federal do Ceará e Hub Cumbuco; patrocínio ouro, Prefeitura Municipal de Caucaia,  Huawei e Instituto Myra Eliane; patrocínio prata Funcap, Grupo Portfolio, Avicena e Atlântico; e patrocínio bronze, APSV Advogados, Bureau Tecnologia, Casa Azul, Fecomércio, Unifanor/Wyden e UniJaguaribe.

Destaques na programação

Distribuída em quatro salas virtuais inspiradas nos ecossistemas cearenses – Praia, Sertão, Serra e Mangue, a programação do evento debaterá os novos rumos e conexões internacionais; transformação digital, onde e como estão ocorrendo a mudança tecnológica para o bem das pessoas usuárias; Versos e Metaversos, com debates e prosas em um mundo pós-pandemia e repleto de desafios, além de uma mostra das competências locais, com apresentação de projetos como Corredores Digitais, Revive Negócios, PRAIA e o C-Jovem, que são desenvolvidos ou apoiados pela Secitece, dentre outras iniciativas locais.

Iracema de Ouro 2021

O evento contou ainda com a premiação dos agraciados com o Iracema de Ouro 2021. O ex-titular da Secitece, Inácio Arruda, foi o agraciado na categoria Governo. A pesquisadora da UFC, Rossana Andrade, foi a indicada na categoria Ciência e Tecnologia; Wally Menezes, reitor do IFCE, recebeu o prêmio na categoria Academia; e Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, conquistou o título na categoria Empresa.

“O mundo virtual cada vez avança mais, mas o mundo real existe e é muito duro, basta passar embaixo de um viaduto para vê-lo. Nossa ação tem que ter esse sentido de inclusão social e digital, transformando as pessoas em agentes de desenvolvimento”, pontou Inácio Arruda.

Iracema Digital

O Iracema Digital é uma das mais importantes redes de articulação no Ceará entre governos, universidades, instituições de P&D, entidades de classe, empresas e startups na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).

Mais informações e inscrições clique aqui