Astronomia em foco: secretário visita Planetário Rubens Azevedo

13 de janeiro de 2022 - 18:30

Planetários Digitais do Ceará foram adquiridos pela Secitece por meio do Promotec

A educação e a pesquisa científica no campo da Astronomia tem sido uma prioridade para o Governo do Ceará. O Estado é a primeira região do hemisfério sul do planeta a comportar três planetários digitais de última geração: Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza; Planetário de Sobral e, em breve, o novo Planetário do Crato, a ser instalado no Centro Cultural da Cidade do Crato.

Todos os planetários digitais do Ceará são da marca Carl Zeiss GmbH, modelo Skymaster ZKP4 LED, com projetores digitais de altíssima resolução Velvet Duo Led, o que permitirá que os três equipamentos interajam na mesma linguagem tecnológica. Os equipamentos foram adquiridos pela Secitece, junto à empresa alemã Carl Zeiss AG, por meio do Promotec.

Para conhecer de perto os equipamentos, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, visitou na tarde desta quinta-feira, 13/01, as instalações do Planetário Rubens Azevedo, no Centro Cultural Dragão do Mar. Ele foi acompanhado pelo diretor do planetário, prof. Dermeval Carneiro, pelo ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda e por Larissa Paiva, a astrônoma adolescente de Pires Ferreira, município da região de Ipu, no interior do Ceará. Também estiveram presentes os bolsistas do Programa Cientista Chefe, da Funcap/Secitece, vinculados ao Planetário.

Na oportunidade, Carlos Décimo entregou à Larissa o um notebook doado pelo empresário Luiz Sampaio, proprietário da Omnis Lux, empresa parceira da Secitece, que trabalha há mais de 30 anos com montagem e manutenção de planetários no Brasil.

O empresário conheceu o trabalho desenvolvido por Larissa durante sua participação na palestra de encerramento da Feira do Conhecimento 2021 sobre o programa Caça Asteróides, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do qual participam Larissa e a astrônoma mirim, Nicolinha. Sampaio entrou em contato com a Secitece oferecendo a doação para incentivar os estudos da jovem. “Felicidade e sucesso para a geniazinha. Desejo muitas descobertas na sua vida”, disse o empresário que se reconhece como um “entusiasta da inteligência e da criatividade”.

“Cuidar das pessoas é o nosso papel como um Estado indutor do desenvolvimento. A Larissa, uma estudante oriunda da escola pública, filha de trabalhores, com seu talento e dedicação, cultiva o otimismo e o entusiasmo e nos ensina, com suas descobertas de asteróides, que a ciência está em tudo. São muitas Larissas espalhadas em nossas escolas e universidades, por isso, é preciso fortalecer a Ciência, a Educação e a Inovação com desenvolvimento, cidadania e inclusão social”, afirma o secretário Carlos Décimo.

Filha de Iranildo, 42 anos, que trabalha em uma escola municipal e da dona de casa Maria do Socorro, 39 anos, a estudante de escola pública Larissa Paiva, de 16 anos, encontrou um asteroide inédito em programa da Nasa usando apenas um notebook emprestado por um amigo. Como não tinha condições financeiras de comprar um equipamento próprio, Larissa havia iniciado uma vaquinha virtual para angariar recursos.

“Por mais que para muitos soe como pouco, para mim, receber esse equipamento representa a realização de um sonho. É um suporte essencial para os meus estudos. Sem ele, eu não conseguia estudar, acompanhar minhas aulas, encontros do InSpace, preparar e organizar bem eventos como a Astrolimpiada e outros. Agora, eu vou conseguir!”, comemorou Larissa.

“Espero que mais adolescentes sejam amparadas como eu estou sendo, nós precisamos disso! Não é nada fácil trabalhar com ciência sendo mulher e tão nova. Fico intensamente grata e feliz com tudo que está acontecendo. Não só por mim, mas por todos aqueles que serão impactados com as minhas palestras no futuro. A ciência é necessária e a astronomia é muito importante! Prometo retribuir o presente, trabalhando pela educação do meu amado Estado e País”, agradeceu.

O Planetário Rubens Azevedo também presenteou Larissa com um Galileioscópio, um pequeno telescópio refrator projetado para aumentar o interesse público em astronomia e ciência. “Essa luneta simula a utilizada por Galileu e vai ajudá-la muito em suas pesquisas, principalmente ao observar o céu do interior, que é bem mais limpo que o de Fortaleza”, garantiu o diretor do Planetário, Prof. Dermeval Carneiro.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Larissa no Instagram @larittrix ou envie um e-mail para larittrix@gmail.com.