Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC abre inscrições

7 de janeiro de 2022 - 10:03

A seleção é para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ) da Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas, até 1º de fevereiro, para a seleção das turmas de 2022.1 de mestrado e doutorado. A inscrição será feita através de formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Para o mestrado são oferecidas até 20 vagas, na área de concentração Processos Químicos e Bioquímicos. Já para o doutorado serão até 14 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa Sistemas Reacionais, Sistemas de Separação e Análise e Desenvolvimento de Processo.

O processo de seleção para o mestrado compreenderá uma única etapa, envolvendo a análise de histórico escolar e de currículo. No caso do doutorado, serão avaliadas ainda a adequação e a qualidade de proposta de pesquisa que ofereça contribuições aos seguintes projetos do programa: Otimização do Processo de Extração e Purificação de R-Ficoeritrina e Sua Aplicação; Produção de Biolubrificantes Industriais Via Biocatalisadores Enzimáticos; Uso de Hidrogênio Verde como Insumo para a Produção de MeOH e DME; Solventes Eutéticos (DES): Caracterização Físico-Química, Modelagem e Aplicações; Efeito do Processamento por Plasma Frio em Compostos Bioativos do Suco de Laranja e Suco de Caju; Redução de Adstringência em Suco de Caju Utilizando Processamento por Plasma Frio; Catalisadores Heterogêneos para a Produção de Valiosos Intermediários Químicos e Energia; Produção de Hidrogênio Verde através de Rotas Biotecnológicas; Síntese e Aplicação de Compostos para Inibição de Parafinas em Condições de Reservatórios; Estudo Termodinâmico de Sistemas Ricos em Dióxido de Carbono: Determinação de Propriedades Termofluidodinâmicas, Modelagem e Aplicações Industriais; Matrizes Poliméricas Associadas a Células-Tronco para Regeneração da Pele; Métodos Numéricos em Multiescala Aplicados a Estocagem de Energia; Avaliação de Desempenho de Inibidores de Incrustação para Garantia de Escoamento em Sistemas de Produção de Petróleo; e Desenvolvimento de Bioprocessos para a Produção de 2-Feniletanol por Leveduras Usando Substratos Agroindustriais.

Mais informações podem ser encontradas nos editais nº 01/2022 e nº 02/2022, disponíveis no SIGAA e no site do PGEQ.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFC