Carlos Décimo assume Secitece e reforça parcerias para democratização da C&T no Ceará

7 de janeiro de 2022 - 13:58

Novo secretário recebeu o cargo em cerimônia virtual nesta sexta-feira (7/1)

Em solenidade virtual bastante concorrida, Carlos Décimo de Souza recebeu o cargo de secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado. A cerimônia de transmissão aconteceu nesta sexta-feira (7/1) e contou com as participações de dirigentes e colaboradores das instituições vinculadas e demais entidades do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia. Presente o ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda, que passou o cargo ao novo titular da pasta.

Ao abrir o evento, Inácio agradeceu a parceria de todos durante os anos à frente da Secitece e deu boas-vindas ao novo secretário. “É uma honra ter apoiado o Ceará por meio de uma secretaria tão estratégica e ter ajudado a fazer compreender melhor o papel das instituições vinculadas e das unidades de pesquisa ligadas à Secitece. Passo, agora, a tarefa e a responsabilidade a um companheiro de longa jornada. ‘Carlinhos’ é uma pessoa de grande compromisso e compreensão dos problemas do nosso Estado e País. Sabe ouvir e vai ter facilidade de dialogar, dando continuidade e alcançando avanços em políticas que conseguimos constituir”, disse.

Dentre as conquistas alcançadas pela Secitece que deverão ter seguimento e fortalecimento, Inácio destacou três: o Programa de Bolsa de Permanência Universitária, com resultados expressivos através do apoio financeiro dado a estudantes em situação de vulnerabilidade das universidades estaduais (UVA, Urca e Uece); o InovaFIT, que oferece incentivos financeiros não reembolsáveis para o desenvolvimento de produtos/serviços inovadores por empresas cearenses; e o Cientista-Chefe, que hoje conta com mais de mil pesquisadores promovendo a Inovação dentro do setor público.

Democratizar o conhecimento e cuidar das pessoas

O novo secretário da Secitece, Carlos Décimo, já integrava os quadros da instituição, como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna. Agora, como titular, diz estar preparado para a missão de liderar a pasta.

“Este é um rito de passagem bastante significativo. Trata-se do reconhecimento pelo trabalho realizado. Agradeço a confiança do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela. Espero contribuir no avanço desse projeto que busca democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer o nosso setor, cuidando das pessoas em primeiro lugar, pois o bem mais precioso é o capital humano”, frisou.

“Universal pelo regional”

Em seu pronunciamento, o novo titular aproveitou para destacar os resultados obtidos durante a gestão do ex-secretário Inácio Arruda. “As universidades cearenses alcançaram a maior produção científica da história, expandimos o ensino superior e fortalecemos a oferta de bolsas, tudo isso na contramão do governo federal. Agora, vamos fazer muito mais para superar as assimetrias que ainda permanecem em nosso Estado e na nossa nação”.

Décimo completou: “A Ciência está em tudo e com ela nós desafiamos a crise. É preciso que a CT&I contribua, cada vez mais, para a solução dos problemas econômicos, sociais e políticos. Como diz o ‘reitor dos reitores’, Antonio Martins Filho, ‘realizar o universal pelo regional’”.

Ainda em seu discurso, Carlos Décimo agradeceu ao trabalho e ao apoio de todos os que integram o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, pontuando, ainda, as palavras do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, ao defender que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção”.

Parceria

Saudaram o novo secretário da Secitece os reitores Hidelbrando Soares (Uece), Fabianno de Carvalho (UVA) e Francisco Lima Junior (Urca); os presidentes Silas Alencar (Centec) e Francisco Magalhães (Nutec); a vice-reitora da Unilab, Claudia Carioca; o ex-reitor do IFCE, Virgílio Araripe; o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, além de outros representantes das instituições ligadas ao setor de C&T do Estado.

Em todas as falas, as palavras foram de gratidão e reconhecimento ao trabalho de articulação do ex-secretário Inácio Arruda e, ainda, de parceria nessa nova gestão da Secitece, com o secretário Carlos Décimo à frente da pasta.