União, diálogo e gratidão deram a tônica à homenagem prestada ao secretário Inácio Arruda

31 de dezembro de 2021 - 08:00 # #

Em solenidade online, dirigentes e colaboradores da CT&I despedem-se do titular da Secitece

Cerca de 100 dirigentes e colaboradores das instituições vinculadas à Secitece e do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia participaram de uma live na manhã desta quinta-feira, 30/12, em homenagem ao secretário Inácio Arruda, que encerra sua gestão à frente da Secitece a partir de 1º de janeiro de 2022.

Inácio Arruda iniciou sua vida pública nos anos 80. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Participou da administração do Governo do Estado do Ceará, na primeira gestão do governador Camilo Santana, como secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, de janeiro de 2015 a abril de 2018, retornando à titularidade da pasta desde 2019.

A homenagem foi organizada pelo reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do Ó Lima Júnior, que abriu a solenidade agradecendo a parceria nos últimos anos em defesa da educação superior no Estado do Ceará.

Durante a solenidade, o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hildebrando Soares, ressaltou a capacidade política e de gestão do atual secretário. “Não conheci um secretário com essa escuta, com essa preocupação de unir, de realizar, que mostra que o bom político pode ser um bom gestor. O Inácio uniu as duas coisas. Colhemos bons frutos com você à frente da Secitece, o melhor secretário que a Secitece já teve. Deixa um grande legado!”, afirmou Hildebrando.

Fabianno Carvalho, reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, agradeceu ao secretário pela convivência harmônica durante todos esses anos. “Inácio tem a virtude de agregar, de unir todos numa proposta”, destacou o reitor da UVA.

Complementando a fala da UVA, a vice-reitora, Isabelle Mont’Alverne, celebrou o empenho e dedicação de Inácio à frente da Secitece. “A expansão das universidades estaduais, com certeza, é resultado do seu trabalho e dedicação. Admiro sua inteligência emocional, ao conduzir com muita calma e integridade a Secretaria. Você é um exemplo para mim”, pontuou.

À frente da Funcap, Tarcísio Pequeno, ressaltou o trabalho conjunto entre Secitece e Funcap para o fortalecimento da pesquisa acadêmica, com o incremento da oferta de bolsas, e o fomento à inovação tecnológica em instituições públicas e privadas. “Continuaremos juntos na luta pela democratização da C&T”, afirmou.

Para o presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, é uma homenagem justa: “A nossa palavra de gratidão”. Já o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, garantiu que Inácio “entrega um Nutec fortalecido, com melhores laboratórios e recursos para a instituição”.

Emocionado, Inácio Arruda agradeceu a todos pela parceria e, em especial, ao governador Camilo Santana, “o governador mais avançado que já tivemos no Estado, por sua sensibilidade e habilidade política”. Em tom de despedida, Inácio pediu a todos que mantenham esse estado de união para garantir a continuidade dos projetos. “Não podemos retroceder. Essa turma tem muita força. Que seja um ano novo cheio de energia e muita garra. Estou muito feliz e certo que, juntos, faremos um excelente trabalho em 2022”, finalizou.

Confira outros depoimentos:

“Inácio é amante das artes, da Ciência e Tecnologia, tem um trabalho magnífico como gestor, que zela pela aplicação dos recursos e com uma sensibilidade enorme. Cuidar das pessoas em primeiro lugar, essa é a máxima do Inácio”, Carlos Décimo, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece.

“Falar do Inácio é fácil. Vou falar como cientista e brasileiro. A única forma do país voltar a avançar é com a ciência e tecnologia. As nossas ações só estão se concretizando pelo esforço e trabalho do Inácio”, Luiz Drude, diretor científico da Funcap.

“Parabéns pela sua trajetória e pela maestria com a qual conduziu a Secitece. O Inácio tem essa característica, é uma pessoa de diálogo. Sua militância em defesa de toda a sociedade pode contribuir com a CT&I”, Antônio Gomes, Universidade Federal do Ceará.

“Essa é uma oportunidade ótima de fazer justiça com um grande brasileiro. Um não-egresso da universidade, que trabalha muita pela ciência”, José Patrício Melo, ex-reitor da Urca.

“Não podemos esquecer do trabalho do secretário Inácio Arruda na articulação para instalação do curso de Medicina na Urca”, Emerson Lacerda, Fatec Cariri.

“Não adianta ter conhecimento, se ele não chegar ao povo. Quero dizer, em nome do CVT, da nossa gratidão pelo homem público simples que Inácio é”, Juliana Campos , CVT de Maranguape.