Inaugurada a Usina Solar no CTTC Pecém

30 de dezembro de 2021 - 21:58

O equipamento faz parte do projeto que prevê a criação do Complexo de Energias Renováveis e a instalação de um laboratório de ensino e serviço

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, inaugurou na tarde desta quinta-feira (30/12), a Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp, instalada no Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense – CTTC/IFCE, no Pecém. O evento contou com a presença do ex-reitor do Instituto Federal de Educação, Virgílio Araripe, que representou, na ocasião, o reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes.

“Esse é o maior equipamento público de geração fotovoltaica do Estado”, disse o secretário, agradecendo a parceria da Secitece com o IFCE e a prefeitura de Caucaia. Durante sua fala, Inácio explicou que a usina vai provocar uma redução anual líquida de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em torno de 582 toneladas de Gás Carbônico (CO2) por ano. Isso equivale a 53,5 hectares de floresta absorvendo carbono, ou a 250.069 litros de gasolina não consumidos, ou 107 carros ou caminhonetes não utilizados.

Os recursos para a construção da usina somam quase R$ 1,3 milhão e foram obtidos através de convênio firmado entre o Governo do Ceará/Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O equipamento faz parte da primeira etapa de um projeto que prevê a criação do Complexo de Energias Renováveis no CTTC e a instalação de um laboratório de ensino e serviço, para atender as demandas da região do Pecém. Ao todo, serão destinados R$ 6 milhões para o projeto, frutos do convênio.

“A parceria IFCE/Secitece fez com que esse campus, instalado no Pecém, crescesse com formação e prestação de serviço”, afirmou o professor Virgílio Araripe, acrescentando que “essa célula boa vai crescer ainda mais e se multiplicar, gerando frutos e melhorando a economia do Estado”.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão da Secitece, Carlos Décimo, presente a solenidade, disse que esse é um espaço de construção de saberes voltado para os filhos dos trabalhadores, uma conquista do povo cearense, que vai dar uma contribuição importante para a redução de carbono.

A Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica conta com 1800m² de área coberta por 895 painéis solares, cabos e inversores elétricos distribuídos sobre os blocos C, D e E do CTTC. O equipamento tem capacidade de gerar 548 mil Kwh/ano, representando uma economia anual de R$ 360 mil nas despesas correntes com energia.

Participaram também da solenidade, o vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, a coordenadora do CTTC/IFCE, Lívia Costa, a deputada Érika Amorim, o representante da empresa Ilumisol, José Valberto Costa, coordenador Administrativo e Financeiro da Secitece, Jarbas Rocha, estudantes e servidores da Secitece, NUTEC e IFCE.