ZPE Ceará recebe empreendimento para produção de hidrogênio e oxigênio verdes

8 de fevereiro de 2022 - 14:46

Governo do Ceará assina memorando de entendimento com a empresa Cactus Energia Verde, visando a implantação do Hub de Hidrogênio Verde

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, participou na tarde desta segunda-feira (07/02) da solenidade de assinatura do memorando de entendimento entre o Governo do Ceará e a empresa Cactus Energia Verde, visando a implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Portuário do Pecém. A planta de produção da Cactus, com previsão de construção para início de 2023, terá capacidade para produzir 10.500 toneladas de hidrogênio e 5.250 toneladas de oxigênio verdes por mês. O investimento é de 5 bilhões de Euros.

“O Estado do Ceará está sintonizado com as diretrizes do Protocolo de Quioto, o Clube de Paris e agora com a COP 26, para implantarmos mudanças na matriz energética com forte presença de empreendimentos como as energias eólica, solar e fotovoltaica”, ressaltou o Secretário Carlos Décimo. Ele explicou que o “Hub de Hidrogênio Verde avança de forma significativa em nosso Estado e o Sistema de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior está preparado para dar suporte as ações de energia limpa e sustentável, gerando emprego e renda para o nosso povo”, completou.

A Cactus Energia Verde deve ser instalada na ZPE do Complexo Portuário do Pecém, em uma área de até 250 hectares, e deverá gerar 5.000 empregos diretos durante sua construção e manutenção e 600 postos de trabalho em sua fase de operação. “Essa tem sido uma grande estratégia que o Ceará tem partido na frente. O maior objetivo de tudo isso é gerar oportunidade. Fazer com que nosso estado possa crescer, se desenvolver e gerar empregos”, destacou o governador Camilo Santana.

Para produzir o hidrogênio e o oxigênio verdes, a empresa vai utilizar 3,6 GW de energia limpa de fontes renováveis, que terá como matriz a produção do Parque Fotovoltaico Uruquê, de capacidade para produzir 2,4 GW de energia, a ser instalado nos municípios de Jaguaretama e Umari, e o Parque Eólico Offshore (que também teve seu memorando de entendimento assinado), com potencial de produção de 1,2 GW de energia, localizado em Camocim.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, também presente a solenidade informou que a Uece vem contribuindo para que o Hub do Hidrogênio Verde se estabeleça no Ceará. “A tecnologia do Hidrogênio Verde tem duas grandes virtudes: a primeira é a produção a partir de uma energia limpa; e também uma virtude social, gerando economia e renda de forma sustentável, dialogando com aquilo que é mais central no mundo, que é a questão climática”, pontuou.

Já o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Júnior, disse que o Ceará partiu na frente nessa caminhada pela mudança de matriz energética e que, consequentemente, vai mudar o perfil econômico do estado. “Essa é uma notícia muito importante para todos nós, porque lideramos uma transição energética e estamos introduzindo na economia investimentos que vão gerar grandes oportunidades para os cearenses”, disse o titular da Sedet.

Luis Eugênio Pontes, chefe executivo da Cactus Energia Verde e presidente do Parque Fotovoltaico Uruquê, confidenciou uma conversa que teve com um grande investidor internacional sobre a imagem do estado para o setor. “Essa semana tive um contato com um canadense que representa um dos maiores fundos de investimentos em energias renováveis e ouvi uma frase muito interessante dizendo que o Ceará ‘vai ser a OPEP das energias renováveis e limpas’. Fiquei surpreso e questionei ao que ele atribui isso. Ele falou do Porto do Pecém, da distância para a Europa, a questão das terras e o modelo de gestão do governador Camilo Santana. Achei muito expressivo e a gente fica muito seguro e honrado de participar desse momento”, comentou o empresário.

 

Fonte: Com informações da Comunicação/Governo do Ceará