Secretário apresenta balanço da Secitece em encontro com governador Camilo Santana

23 de dezembro de 2021 - 13:46

Apresentação reuniu secretários de Estado e presidentes de vinculadas

Na última terça-feira (21/12), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Inácio Arruda, apresentou um balanço das ações da pasta durante reunião do governador Camilo Santana. A apresentação, que abrangeu o período de 2019 a 2021, aconteceu no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial do governador e reuniu secretários de Estado e presidentes de vinculadas.

O balanço compreendeu as áreas de atuação da Secitece: Educação Superior, Educação Profissional, Empreendedorismo, Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre os destaques, a ampliação do acesso da população à Universidade, com quase 37 mil alunos matriculados nas instituições públicas estaduais (Uece, Urca e UVA) e 22,4 mil novas vagas em cursos de graduação, distribuídas na capital e interior.
A democratização do acesso ao ensino superior também foi realizada por meio do trabalho dos 39 polos da Universidade Aberta do Brasil, que leva conhecimento para municípios de baixo IDH, interiorizando a oferta de cursos. De 2019 a 2021, foram cinco mil vagas ofertadas para graduação e pós-graduação.

Assistência estudantil e conectividade

Graças ao esforço da Secitece, os estudantes em situação de vulnerabilidade puderam contar com apoio financeiro para sua permanência na universidade. Através de Bolsa de Estágio, Auxilio Alimentação e Residência Universitária, 20.190 alunos matriculados nos cursos de graduação das universidades públicas estaduais foram beneficiados. Também houve a concessão, por meio da Funcap, de bolsas de estudo que incentivam jovens e adultos a ingressarem em cursos de graduação e pós-graduação.

Na apresentação, o secretário Inácio Arruda destacou que alunos de 150 cidades do Ceará foram beneficiados com mais de 10,5 mil chips de internet. A entrega dos dispositivos, realizada pela Secitece, foi direcionada a estudantes de graduação da Uece, UVA, Urca e das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs), por meio de contrato da Secretaria com operadoras de telefonia móvel. O objetivo é possibilitar acesso à internet adequado para o acompanhamento das aulas e demais atividades remotas.

Educação Profissional

No tocante à Educação Profissional, a Secitece coordenou a modernização da infraestrutura dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) dos municípios de Quixeramobim, Itaiçaba, Acaraú, Beberibe, Maracanaú, Ipu, Fortim, Missão Velha, Crato e Maranguape. No período de 2019 a 2021, também receberam melhorias os laboratórios de segurança do trabalho e de manutenção predial de Fortaleza, Brejo Santo, Iguatu e São Benedito.

A atenção à área de educação profissional possibilitou a qualificação de mais de 30 mil pessoas pelos CVTs. No período, também foram entregues ao mercado de trabalho dois mil técnicos e 320 tecnólogos, formados pelas outras unidades do Instituto Centec, entidade vinculada à Secitece por meio de contrato de gestão.

Ainda na área de educação profissional, o secretário Inácio Arruda destacou a atuação da Universidade do Trabalho Digital (UTD), que alcançou mais de 6,9 mil trabalhadores qualificados em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Empreendedorismo e Inovação

Com investimento superior a R$ 10 milhões, o programa InovaFIT beneficiou 94 empresas ao aportar recursos para a inovação dentro dessas instituições. No período, houve ainda o suporte tecnológico a 618 empresas, com destaque para setores importantes da economia do Estado, como Alimentos, Construção Civil, Metalmecânico e Agronegócio.

Maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará, o Corredores Digitais foi responsável por apoiar mais de 400 startups e mais de 700 novos empreendedores, que foram capacitados pela iniciativa, presente nas 14 macrorregiões do Estado.

Ciência e tecnologia em áreas estratégicas

Com investimentos que ultrapassam os 67,8 milhões de euros, o Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II) promoveu a modernização tecnológica em áreas como indústria, segurança pública, cultura, educação superior e saúde.

Entre os equipamentos adquiridos por meio do Promotec, destaque para: máquina de prototipagem rápida de grande porte; autoescada articulada de 42 metros para salvamento, única no Brasil, e aeronaves biturbina; planetários digitais de última geração; sistema de microscopia oftalmológica e microscópio neurocirúrgico.

Ainda durante a apresentação, o secretário Inácio Arruda deu ênfase ao programa Cientista Chefe, que aportou, de 2019 a 2021, um total de 82,5 milhões em inovação pública. Mais de mil bolsistas auxiliam as pesquisas, realizadas dentro dos órgãos governamentais, com o objetivo de buscar soluções científicas e tecnológicas para aprimorar os serviços e proporcionar mais qualidade de vida à população.

Reconhecimento

Na ocasião, a Secitece e suas instituições vinculadas receberam, do governador Camilo Santana, comendas em agradecimento pelos serviços prestados à sociedade cearense. As placas foram entregues, em mãos, aos seguintes dirigentes: secretário Inácio Arruda (Secitece); presidente Francisco Magalhães (Nutec); presidente Tarcísio Pequeno (Funcap); reitor Hidelbrando Soares (Uece) e reitor Francisco Lima Junior (Urca).