Empresas beneficiadas pelo Tecnova-CE participam de encontro na Secitece

30 de novembro de 2021 - 19:53

O programa aportou cerca de R$ 20 milhões para a Inovação em microempresas e empresas de pequeno porte cearenses

O auditório Secitece foi palco para o I Encontro das Empresas Apoiadas pelo Tecnova-CE, que reuniu, nesta terça-feira (30/11), as 33 empresas que obtiveram recursos financeiros e suporte operacional por meio do programa. A programação contou com a presença do analista da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Richard Affonso Corrêa, que ministrou a palestra “Oportunidades de fomento pela Finep para as micros e pequenas empresas para os próximos anos”.

Criado para apoiar a inovação de empresas de micro e pequeno porte cearenses, o Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Tecnova-CE) já aportou recursos da ordem de R$ 20 milhões, com vistas ao crescimento significativo de diversos negócios em áreas estratégicas do Estado. A inicativa é da Finep, com a coordenação e execução do Governo do Ceará/Secitece e coexecução da Fundação Astef, RIC e Fiec.

Na ocasião, o secretário executivo da Secitece e coordenador do Tecnova-CE, Francisco Carvalho, traçou um breve histórico do programa e destacou os notáveis resultados obtidos pelo Estado dentro da iniciativa de origem federal. “A empatia e bom relacionamento entre a equipe do programa, o governo, a academia e os empresários foram decisivos para os bons resultados dessa iniciativa, que teve início ainda em 2013. Fico muito feliz por ter contribuído para o êxito das empresas”.
O secretário da Secitece, Inácio Arruda, agradeceu ao trabalho desempenhado por Carvalho e por toda a equipe do Tecnova-CE, além de reconhecer a importância dos parceiros: Fundação Astef, RIC e Fiec, que se uniram à Secitece para ajudar na execução da iniciativa.

“O Governo do Estado fez uma aposta acertada em Ciência e em Tecnologia, aportando as contrapartidas para realização deste exitoso programa, tornando o Ceará destaque no cenário nacional”, disse Inácio.

O titular da Secitece reforçou, ainda, a necessidade da “liga” entre academia e setor produtivo. “Nosso Estado está, cada vez mais, investindo na interiorização da educação superior. Neste sentido, seria oportuno que as empresas cearenses contratassem profissionais doutores e pós-doutores formados aqui. Assim, ganhariam as nossas universidade e também as empresas, pois estaríamos fortalecendo o ecossistema de Ciência e Tecnologia do nosso Estado”, pontuou.

Na solenidade, representou as empresas beneficiadas pelo Tecnova-CE o responsável pela Genpharma, Krishnamurti Carvalho. O profissional atribuiu o sucesso do programa à seleção acertada de empresas de áreas estratégicas para o Estado, e também à “frutífera relação” do programa com o setor acadêmico.

As empresas apoiadas pelo Tecnova-CE são dos seguintes setores da economia: Agronegócio, Biotecnologia, Couro e Calçados, Eletrometalmecânico e Materiais, Energias Renováveis, Têxtil e Confecção, Petróleo e Gás e Tecnologia da Informação.

Em sua palestra, o analista da Finep Richard Affonso Corrêa aproveitou para destacar que o dia era de agradecimento ao povo do Ceará. “Em todo lugar que eu vou, cito o Tecnova-CE como exemplo, graças a toda esta articulação realizada pela gestão do programa aqui. Isso fez toda a diferença”. Emocionado, o representante da Finep disse que o Tecnova-CE é como um “filho” e que acredita que as empresas podem, com o seu trabalho, elevar a qualidade de vida das pessoas e transformar o País.

Confira as empresas apoiadas pelo Tecnova-CE e os seus segmentos:

Agronegócio

1- Agrosolutions Tecnologias Agrícolas Ltda.
2- AYO Agricultura
3- Piscis Iindústria e Comércio Ltda.
4- Plusbio Produtos Agrícolas Ltda.
5- RAV Soluções Tecnológicas ME

Biotecnologia

1- AP Almeida Biotecnologia
2- ACP Biotecnologia
3- Genpharma Consultoria Farmacêutica e Genética Ltda.
4- Greenbean Biotecnologia Ltda.

Couro e Calçados

1- CCF Couros
2- MRG Tecnologia e Gestão Empresarial Ltda.

Eletrometalmecânico e Materiais

1- Aluminitech Comércio e Serviços Ltda.
2- DAT Montagem e Serviços De Equipamentos Eletrônicos Ltda.
3- GFConsultoria Geologia e Mineração Ltda.
4- Plástico Cearense Ltda.
5- Nordeste Moldes e Estampos Ltda.
6- Geramotos
7- Mineração Casa de Pedra

Energias Renováveis

1- Control Tecnologia e Comunicações Ltda.
2- DPM Engenharia Ltda.
3- Energo Engenharia e Consultoria em Energias Ltda.
4- GER BRASIL – Gestão em Energias Renováveis do Brasil e Participações Ltda.

Têxtil e Confecção

1- DNA Comércio de Confecções Ltda.
2- Ramalho Têxtil Ltda.

Petróleo e Gás

1- Energo Engenharia e Consultoria em Energias Ltda.

Tecnologia da Informação

1- Atlanta Tecnologia de Informação Ltda.
2- Cariri Internet Serviços -ME
3- Diógenes Bayde Importadora e Exportadora Ltda.
4- Informar Serviços em Informática Ltda.
5- Paulo A. B. Barroso Consultoria e Projetos de Engenharia Eireli
6- Task Tecnologia e Automação De Sistema De Informática Ltda.
7- Technoview Engenharia Ltda.
8- Vitrola Labs Serviços em Tecnologia da Informação Ltda.