Balanço FdC Digital: quase 11 mil participantes de todas as regiões do País

29 de novembro de 2021 - 19:17

Os números desta 5ª edição atestam a relevância do evento para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará e do Brasil

Com atividades 100% online, pelo segundo ano consecutivo, e, pela primeira vez, integrada às Semanas Universitárias Estaduais, a 5ª edição da Feira do Conhecimento Digital foi encerrada na última sexta-feira (26/11) contabilizando quase 11 mil participantes.

O evento proporcionou mais de 40 horas de conteúdo gratuito, que contribuíram para elevar o nível do conhecimento de espectadores vindos de todas as regiões do País, atestando a relevância da FdC para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará e do Brasil.

“O impacto da Feira do Conhecimento é enorme, pois estamos tratando de pesquisas e produtos que são apresentados para o Ceará, o Brasil e o mundo. Todo o sistema de ciência, tecnologia, inovação, o setor público e privado participa com muita força do nosso evento”, classifica o secretário da Secitece, Inácio Arruda.

Inácio acrescenta que o modelo adotado, 100% digital, tem dado bons frutos. “O que vimos nesses últimos dois anos, com a feira online, é que ela tem a capacidade de chegar a um número maior de pessoas e de trazer palestrantes de vários lugares do mundo, No online, houve um upgrade na programação do evento. Importante ressaltar ainda a contribuição do Programa de Conectividade do Governo do Ceará, que beneficia os estudantes da rede pública, e que também possibilitou atingirmos um maior número de pessoas do Estado inteiro com mais facilidade”, ressalta.

Por mais uma edição, a FdC conseguiu ampliar a rede de conexões dos participantes, por meio dos webinars, painéis, mesas redondas e mostras científicas, dos dias 24 a 26 de novembro.

Palestras

Entre os 70 palestrantes que compartilharam conhecimento, nomes consagrados do universo do empreendedorismo, da educação e da ciência e tecnologia. A edição deste ano teve entre as atrações:

Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, empresa de Pereiro/CE que arrematou, por R$ 1,2 bilhão, o leilão 5G para o Nordeste; Débora Garofalo, primeira brasileira indicada ao “Nobel da Educação”; Darlan Cândido, cearense integrante do grupo de cientistas que sequenciou, em 48h, o genoma do Coronavírus; Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB; Thoroh de Souza, professor da Mackenzie especialista em Grafeno, considerado o “material do futuro”; Nicole Oliveira e Larissa Paiva, cientistas-mirins destaques no programa “Caça-Asteroides”, iniciativa da NASA/MCTI.







Parte da programação do evento foi dedicada ainda ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O Seminário Paulo Freire abriu o evento, reunindo especialistas que abordaram o legado de um dos personagens mais importantes da pedagogia mundial.

Estandes

O evento também proporcionou aos visitantes conferirem as ações de mais de 70 expositores, que ocuparam os estandes em formato 3D que simulavam o Centro de Eventos do Ceará. No local, houve espaço para oportunidade de novos negócios e networking.

Conteúdo disponível

A partir da próxima semana, os participantes que não conseguiram acompanhar as mais de 40 horas de conteúdo gratuito ou visitar todos os estandes poderão ter acesso às atividades na plataforma do evento, em www.feiradoconhecimento.com.br. O material gravado ficará disponível até o dia 31 de dezembro.

Certificados

Os visitantes da FdC Digital já podem receber o seu certificado de participação. O documento está disponível na área restrita da plataforma www.feiradoconhecimento.com.br. Basta fazer login, acessar o perfil, responder a pesquisa de satisfação e acessar o certificado, com opção de download.

A 5ª edição da FdC Digital foi uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).