Fãs de games participam do 1º Campeonato de FreeFire da FdC Digital

23 de novembro de 2021 - 21:18

 
O jogo do momento tem espaço garantido na programação dos dias 24 e 25 de novembro; ainda dá tempo de se inscrever na competição

Como em todos os anos, a Feira do Conhecimento dedica parte da sua programação ao universo dos games. Nesta edição, haverá o #BoraJogar – 1º Campeonato de FreeFire da FdC Digital. A competição, promovida em parceria com o IFCE, acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, das 19h às 22h, na Arena Games Virtual.

O professor do IFCE Tony de Carmo, responsável pelo torneio, explica que o famoso jogo foi o escolhido por conta do seu grande alcance e diversidade de público abrangido. “O FreeFire também ocupa pouca memória, inclusive no celular, e por isso foi o selecionado para essa divertida competição entre equipes”, complementa.

Para participar do campeonato, é necessário formar times de quatro a seis pessoas e preencher a ficha de inscrição disponível em https://forms.gle/wnk6m5bVjLc78SdC9. O intuito do torneio é a interação de gamers de diversas faixas etárias, incluindo pais e professores de alunos, além dos inscritos na Feira do Conhecimento Digital. Haverá certificação para os competidores.

Museu “Bojogá” e oficina de desenvolvimento

A FdC também vai contar com uma Oficina de Desenvolvimento de Games, no dia 26/11, das 15h às 16h30, na Arena Games, e ainda com um estande virtual do “Bojogá” durante todos os dias do evento. No estande, os visitantes poderão conhecer o acervo de jogos, participar de atividades e ver um show musical, além de adquirir informações sobre o Ecossistema dos jogos e as propostas de negócio envolvendo o universo dos games.

Games e Metaverso

O clima competitivo do game FreeFire será o ponto de partida para uma palestra sobre um tema recorrente nas rodas científicas, ainda mais falado agora, depois da mudança de nome do grupo de Mark Zuckerberg: o META. A roda de conversa será sobre “Metaverso” e acontecerá na quinta-feira (25/11), com tema “Metaverso: o que isso tem a ver com games?”, no horário das 15h às 16h. Na mesa virtual estarão presentes André Peixoto (OAB- CE), Tiago Guimarães (Bugaboo Studio) e a mediação é de Izequiel Norões (UCEG).
Mas, afinal, o que é Metaverso? O site da União Cearense de Gamers (UCEG) cita o livro “Snow Crash” de Neal Stephenson (1992) para explicar que “Metaverso é uma espécie de sucessor da Internet que temos atualmente, mas, seria como um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de algumas tecnologias que envolvem a Realidade Virtual, Realidade Aumentada e a Internet”.

Por que cibersegurança é importante?

Na quinta-feira (25/11), uma palestra sobre Cibersegurança contará com o especialista no assunto Flávio Costa (CISCO) no horário das 17h30 às 18h20. Como o tema aborda segurança na internet, serão discutidos os mecanismos e as estratégias para a proteção de computadores e servidores, sistemas eletrônicos, dispositivos móveis, redes e dados contra ataques cibernéticos.

Flávio Costa é especialista em Cibersegurança, Alumni do programa de desenvolvimento de início de carreira mais cobiçado do mundo, o CSAP (Cisco Sales Associate Program). Na Cisco desde 2014, é o responsável pelo desenvolvimento e capacitação técnica em cibersegurança dos parceiros da Cisco no Brasil.

Como participar da FdC Digital

A quinta edição da Feira do Conhecimento Digital será realizada dos dias 24 a 26 de novembro de 2021. O evento será 100% online pelo segundo ano consecutivo e para participar da programação, que é inteiramente gratuita, os interessados deverão se inscrever no site https://www.feiradoconhecimento.com.br.

A FdC Digital é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e os visitantes poderão conferir toda a programação, acessar os estandes por assuntos de interesse, além de assistir às palestras. São 40 horas de conteúdo gratuito e os participantes receberão certificado.

Serviço:
Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021
Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições e programação completa em www.feiradoconhecimento.com.br
Realização: Governo do Ceará/Secitece