Secretário Inácio e professor Militão recebem Comenda da Ordem do Mérito Veterinário

4 de outubro de 2021 - 12:33


Homenagem aconteceu durante solenidade em comemoração aos cinco anos do Hospital Veterinário da Uece

O Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está completando cinco anos. Durante a solenidade em comemoração à data, foram homenageados com a Ordem do Mérito Veterinário, no grau de Comendador, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o professor Francisco Militão de Sousa.

A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (4/10), no auditório da Faculdade de Veterinária da Uece, com a presença do reitor da Uece, Hidelbrando Soares, e do vice-reitor, Dárcio Teixeira, além do diretor da Faculdade de Veterinária, José Nailton Bezerra Evangelista, do diretor do Hospital Veterinário, Isac Neto Goes da Silva, bem como professores e servidores da universidade.

O secretário Inácio Arruda recebeu do reitor Hidelbrando Soares a Comenda relativa ao ano de 2021, “pelos seus valores morais, éticos e profissionais, pela contribuição e liderança para o desenvolvimento da pesquisa e ensino da Medicina Veterinária”.

Em sua fala, Inácio destacou a relevância do Hospital Veterinário. “O curso de Medicina Veterinária, um dos mais respeitados da Uece e referência nacional, pode contar com este equipamento que tem favorecido a promoção da pesquisa aplicada e realizado um importante trabalho social”, ressaltou. Atualmente, o Hospital Veterinário da Uece realiza mais de 100 atendimentos por dia e cerca de 50 mil exames laboratoriais ao ano. O equipamento também tem ampliado a assistência a animais de grande porte.



O professor Francisco Militão de Sousa também recebeu a Comenda, relativa ao ano de 2020, das mãos da professora Josefa Lineuda, que ressaltou o pioneirismo e a contribuição do docente à pesquisa e ao ensino veterinário.

Sobre o Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso da Favet/Uece conta com 5.432m² de área coberta, sendo o maior hospital veterinário do Norte e Nordeste. Dentre os serviços oferecidos estão: atendimento clínico veterinário, aplicação de vacinas, exames, internações, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica nas práticas de criação, identificação e controle de natalidade de animais abandonados.