Ceará reforça liderança em conectividade com anúncio do Estado como novo edge location da Amazon Web Services no Brasil

23 de setembro de 2021 - 16:03

O Ceará vai sediar o terceiro edge location no Brasil da Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN). O anunciou do projeto foi realizado pelo governador Camilo Santana e por Paulo Cunha, gerente-geral da AWS para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe. Com a unidade cearense, localizada em Fortaleza, a empresa oferecerá conectividade segura, confiável e de alto desempenho para o resto da rede global da AWS e suporte para serviços, incluindo Amazon CloudFront e AWS Global Accelerator.

“Queremos fazer do Ceará o primeiro governo 100% digital do Brasil, e a parceria com a AWS é fundamental para atingirmos este objetivo. O Ceará é o segundo maior ponto de conectividade de cabos de fibra óptica do mundo e temos investido em conectividade para todos os municípios do estado. Fico muito feliz que o nosso estado possa fazer parte da rede global da AWS por meio deste edge location”, afirmou o governador Camilo Santana. Além dele, participaram do encontro com diretores da AWS os secretários Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Maia Júnior (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Flávio Jucá (Projetos Especiais da Casa Civil) e Lassance de Castro (presidente da Etice).

“Estamos felizes em continuar expandindo nossa presença e investimentos no Brasil em resposta ao feedback dos clientes, trazendo tecnologias de nuvem ainda mais avançadas para clientes em toda a América Latina”, destacou Jeffrey Kratz. “Empresas de todos os tamanhos e em todos os setores, incluindo organizações do setor público e instituições educacionais, poderão desfrutar da baixa latência e das altas taxas de transferência de dados fornecidas pelo novo edge location da AWS no Ceará.”

Mais eficiência

A AWS projeta melhoria de até 18% na latência dos dados entregues por meio do edge location. Ele se integra a outras duas implementações de edge no País e conecta o Brasil à infraestrutura global da AWS, que é projetada e construída para fornecer o ambiente de computação em nuvem mais seguro, confiável e escalável com desempenho de rede de alta qualidade.

O novo edge location da AWS traz um conjunto completo de benefícios fornecidos pelo Amazon CloudFront, um Content Delivery Network (CDN) altamente seguro que acelera a entrega de dados, aplicações de vídeo e APIs para usuários em todo o mundo. Ao armazenar o conteúdo em cache em edge locations no Brasil, os clientes da AWS podem se beneficiar de melhor desempenho, segurança de rede e proteção no nível de aplicação. O Amazon CloudFront também protege dados confidenciais na edge com protocolos, criptografia e certificações de conformidade, que complementam a proteção fornecida por meio da integração com o AWS Shield para defesa contra ataques de negação de serviço (DDoS) e AWS Web Application Firewall (WAF) para fornecer proteção de rede. O Amazon CloudFront se integra aos serviços da AWS, incluindo Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Elastic Load Balancing e Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) como origem das aplicações. Também há suporte para processamento serverless a ser executado próximo aos usuários finais para personalização com Lambda@Edge.

A iniciativa oferecerá ainda suporte ao AWS Global Accelerator (AGA), um serviço que aperfeiçoa a disponibilidade e o desempenho do tráfego dos usuários finais usando a infraestrutura de rede global da AWS. Quando a Internet está congestionada, as otimizações de roteamento automático do AGA ajudam a manter a perda de pacotes, o jitter e a latência baixos. A experiência do usuário aprimorada e ainda mais segura com o lançamento da infraestrutura local da AWS ajudará empresas e organizações governamentais no Brasil, incluindo setores de educação, mídia e entretenimento, jogos, saúde, finanças e e-commerce a trazer inovação mais rapidamente a seus clientes.

Parceria com o Ceará

A AWS tem um compromisso de longo prazo com o Estado do Ceará e tem trabalhado com organizações governamentais para fornecer os melhores serviços em nuvem para atender às suas demandas mais urgentes. Em novembro de 2020, a AWS e o Governo do Ceará, por meio da Empresa Estadual de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), firmaram um acordo de colaboração para a criação do primeiro Centro de Competência em Transformação Digital do Brasil.

Por meio do novo centro, a AWS está oferecendo os programas AWS Educate e AWS Academy para alunos e professores universitários, bem como colaboração com universidades estaduais para desenvolver e aprimorar a pesquisa acadêmica usando a nuvem da AWS e qualificação governamental em transformação digital. Além disso, a empresa também oferece os programas AWS EdStart e AWS Activate para acelerar startups na região.

Com esse investimento, a infraestrutura global da AWS incluirá mais de 226 pontos de presença (PoP) em 91 cidades em 47 países.

* Com informações da AWS.