Projeto financiado pelo Tecnova-CE é finalista do Prêmio Otimista de Inovação

9 de setembro de 2021 - 16:29


A empresa Energo concorre com a plataforma Ê-Sol, que recebeu recursos do programa 

Um projeto financiado pelo Tecnova-CE (Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará) está concorrendo ao Prêmio Otimista de Inovação, concedido pelo Grupo de Comunicação O Otimista. A empresa Energo é uma das finalistas da premiação com sua plataforma “Ê-Sol”, que visa disseminar e popularizar o uso da geração distribuída de energia no Brasil.

Com funcionamento inovador, a Ê-Sol foi desenvolvida graças a recursos disponibilizados pelo Tecnova-CE. A plataforma já está sendo utilizada na cidade de Sobral/CE, como projeto piloto, e conta com uma ferramenta para prever o potencial de geração de energia solar em imóveis urbanos residenciais, comerciais e industriais. O objetivo é calcular o retorno do investimento a longo prazo para o cliente final, investidores e empresas que trabalham com energia solar.

Para Marília Brilhante, engenheira de Energias Renováveis da empresa Energo e coordenadora do projeto Ê-Sol, participar do Tecnova-CE permitiu que a plataforma “saísse do campo das ideias” para a realidade. “A ajuda financeira que o Tecnova-CE nos deu permitiu a criação do nosso produto, que por ser inovador, está virando startup e concorrendo a prêmios. Agradecemos todo o apoio do programa”, destacou.

Benefícios da plataforma

Os cálculos da Ê-Sol levam em conta a posição geográfica das edificações, com o intuito de avaliar, de forma precisa, a energia solar realmente disponível. É possível ainda emitir um relatório detalhado para cada telhado.

Entre os principais benefícios da plataforma estão a disseminação do uso da geração solar fotovoltaica, o estímulo à adesão de mais pessoas produzindo sua própria energia, novos empregos, diminuição da emissão de gás carbônico e menor dependência das redes de transmissão e distribuição, reduzindo, assim, os riscos de apagões.

O anúncio dos vencedores do Prêmio Otimista de Inovação acontece no próximo dia 11/9. Saiba mais em https://ootimista.com.br/inovacao/

Sobre o Tecnova-CE

O Tecnova-CE apoia a inovação tecnológica em microempresas e empresas de pequeno porte cearenses, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica. Já foram aplicados cerca de R$ 20 milhões e beneficiados projetos de 33 empresas de diversos setores da economia. É coordenado e executado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com a parceria da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundastef), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC). O Tecnova-CE conta com Recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (FIT).