Concurso Ceará Faz Ciência divulga os premiados desta 8ª edição
16 de agosto de 2021 - 12:36
Todas as equipes premiadas ganharam óculos de realidade virtual e credenciais para participar da Feira do Conhecimento Digital, a ser realizada em novembro
Após uma intensa bateria de apresentações das equipes finalistas em formato virtual, o Ceará Faz Ciência anunciou, na última sexta-feira (13/8), as equipes vencedores do concurso estadual que premia os melhores projetos científicos de estudantes cearenses. A mostra contemplou alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, contribuindo para despertar vocações científicas e tecnológicas e identificar novos talentos. Nesta 8ª edição, a competição também premiou a melhor equipe feminina.
O concurso Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secitece. O secretário Inácio Arruda aproveitou para exaltar a aplicabilidade dos projetos premiados, que abordaram temáticas bastante atuais. “A cada edição do concurso, nossos jovens demonstram mais conhecimento e criatividade na resolução de problemas, reforçando a ideia de que a Ciência pode nos ajudar a vencer dificuldades e desenvolver nosso Estado”, destacou.
Na categoria Ensino Fundamental II, as estudantes Cellina Landim Gonçalves e Sophia Bessa Silva, do Colégio Farias Brito, de Fortaleza, foram as vencedoras do concurso com o projeto “Nanotecnologia Verde: Biossíntese de Nanopartícula de Prata (AGNPS) para o Combate às Bactérias e à Covid-19″, sob orientação da professora Rosimary Landim Gonçalves.
O segundo lugar foi para Francisco Edson Medeiros Alves e Maria Eduarda dos Santos Silva, com o projeto “Medidas Preventivas de Combate à Pandemia do Coronavírus com a Produção do Sabão Semente”. Os estudantes da Escola Aquiles Peres Mota, de Carnaubal, foram orientados pela professora Gilvânia Medeiros Sampaio.
Já o terceiro lugar ficou para os alunos Izidio de Sousa Brito Junior e Samuel Sales Silveira, da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Unidade Escolar NH-6, de Limoeiro do Norte. Eles apresentaram o projeto “A Carcinicultura no Perímetro Irrigado de Morada Nova/Limoeiro do Norte: Alternativa Econômica X Equilíbrio Ambiental”, sob a orientação da professora Maria Lueni de Lima Maciel.
Na categoria Ensino Médio, o primeiro lugar foi para os estudantes Arthur Silvino de Oliveira e Helaman Freitas, com o projeto “Esteira Sanitizante a Baixo Curso para Centros Educacionais”. Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, de Fortaleza, foram orientados pelo professor Davi Teixeira Gomes.
O segundo lugar ficou para Daniel Moura Nascimento e Pedro Gustavo Paiva Moreira, que apresentaram o projeto “DUX – Central Detectora e Supressora de Incêndios”. Os estudantes da EEMTI Marconi Coelho Reis, de Cascavel, receberam orientação do professor Dione Marlon Cardoso.
Os alunos Francisco Nycollas Machado e Ana Beatriz Ferreira de Sousa receberam o terceiro lugar pelo projeto “Agropecuaristas Reciclados – Irrigador à Pressão Atmosférica de Baixo Custo”. Eles são da EEEP Guilherme Teles Gouveia, de Granja, e foram orientados pelo professor André Luiz Rocha.
Venceram na categoria Melhor Equipe Feminina as estudantes Cicera Cibelly Clemente da Cruz e Maria Clara de Sousa Sá, com o projeto “MATEC – Matemátca e Tecnologia: Utilizando a Tecnologia no Ensino Remoto de Forma Lúdica, Facilitando e Contribuindo para o Desenvolvimento das Habilidades dos Educandos no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática”. As alunas da EEMTI Alda Ferrer Augusto Dutra, de Lavras da Mangabeira, foram orientadas pela professora Daguimar Ferreira de Sousa.
Todas as equipes premiadas ganharam óculos de realidade virtual e credenciais para participar da Feira do Conhecimento Digital, a ser realizada em novembro. A competição aconteceu em formato virtual e os projetos abordaram, preferencialmente, a temática ”A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021.