Gestores e pesquisadores discutem novas ações para desenvolvimento da Aquicultura no CE

31 de julho de 2021 - 10:09


No encontro, foram apresentados projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Cientista-Chefe, que é coordenado pela Secitece/Funcap

Com o objetivo de apoiar a retomada da Aquicultura no Estado, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, participou de um encontro na sede do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, na última terça-feira (27/7). Na pauta, os novos projetos direcionados ao setor, desenvolvidos pelo Programa Cientista-Chefe e apresentados pelo representante da iniciativa no segmento de Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar, pesquisador Felipe Matias. Estiveram presentes no encontro também os secretários executivos de Pesca da SDA, Thiago Ponte, e do Agronegócio da Sedet, Sílvio Carlos.

De acordo com o cientista-chefe Felipe Matias, os projetos envolvem a produção de peixes em sistema superintensivo (alta densidade de povoamento dos viveiros e uso de ração balanceada), com utilização de nanobolhas (bolhas ultrafinas) que ajudam na maior transferência de oxigênio e melhoram a produtividade dos sistemas. “Essa tecnologia poderá proporcionar, num futuro próximo, a retomada dos cultivos de peixe nos reservatórios do Castanhão e Orós, em bases mais sustentáveis. Também permitirá o aumento das densidades de cultivo de camarões marinhos, inclusive em águas interiores, e a implantação de módulos de cultivo de peixes para agricultores familiares em locais com pouca disponibilidade hídrica”, explica o pesquisador.

Sistemas marinhos

Um outro projeto desenvolvido por meio do Programa Cientista Chefe deverá potencializar o uso dos sistemas de maricultura, ou seja, a criação de espécies em águas marinhas. Para isso, estão sendo estudadas tecnologias de reprodução e cultivo, em laboratório, de uma espécie de macroalga vermelha, a Gracilariabirdia, que proporciona bons resultados quando usada nesse tipo de sistema.

Estiveram presentes no encontro o diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Alexandre Sampaio; o diretor do Departamento de Engenharia de Pesca (DEP/UFC), Raimundo Nonato; e o coordenador da Estação de Piscicultura do DEP/UFC, Oscar Pacheco Neto; dentre outros profissionais envolvidos com o tema da aquicultura no estado.
Sobre o Cientista-Chefe

O Programa estadual é desenvolvido por meio da Secitece e executado pela Funcap, unindo o meio acadêmico e a gestão pública para identificar os principais desafios e definir como a ciência e a tecnologia podem contribuir para melhorar os serviços e proporcionar mais qualidade de vida para a população. Para tanto, pesquisadores especializados atuam dentro das secretarias ou órgãos estratégicos estaduais, se integrando às equipes de gestão e apontando soluções.