Videoaula ensina técnicas para apresentações de impacto voltadas ao universo científico

15 de julho de 2021 - 12:07


A atividade mostrou detalhes sobre o Pitch, apresentação focada na objetividade a partir do uso de roteiros criativos e de oratória que gere conexão

A videoaula gratuita “Sobrevivendo na Ciência: regras de ouro para um Pitch Científico” revelou as técnicas para a criação de apresentações de impacto. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (14/7) e foi uma promoção do projeto Conexão Secitece, que este mês é dedicado ao tem “Ciência”.

Durante a videoaula, o mentor e palestrante Rodrigo explicou o conceito de Pitch, que, diferentemente das apresentações acadêmicas convencionais, é focada na objetividade e no uso de estratégias a partir de roteiros criativos e de uma oratória que gere conexão.


Rodrigo destacou o real conceito do storytelling – a arte de estruturar e contar histórias – e mostrou algumas estruturas de tramas exitosas, a exemplo da que coloca o narrador como alguém que desenvolveu seu produto/serviço/pesquisa de sucesso a partir dos seus próprios erros e experiências frustradas.

O projeto Conexão Secitece é uma iniciativa é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Todo mês, um tema central é abordado sob diversos aspectos por especialistas das áreas de empreendedorismo, inovação, saúde, educação, ciência e tecnologia. São lives, webinares, podcasts e videoaulas – tudo para levar conhecimento de forma descomplicada para um público cada vez maior, através do uso de plataformas de comunicação digital.