Secitece celebra Dia Nacional da Ciência e homenageia SBPC

12 de julho de 2021 - 10:59


Evento integrou a programação do Conexão Secitece do mês de julho

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (8/7), a Secitece reuniu grandes cientistas brasileiros para celebrar a data e homenagear a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está completando 73 anos. A entidade foi criada em 8 de julho de 1948, e se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

Durante a live, mediada pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda, os cientistas destacaram que não é possível haver um projeto de desenvolvimento sem ciência. Para eles, hoje, a dificuldade maior é conceitual, é lidar com um governo a nível federal que não acredita em quem produz conhecimento científico.


Indo em direção contrária, o Governo do Ceará tem garantido aporte de recursos e apoio para importantes iniciativas, como o programa Cientista Chefe e o programa de Fixação de Pesquisadores no Interior, que permitem o desenvolvimento e a aplicação das pesquisas.

Participaram do evento a secretária geral da SBPC, Cláudia Linhares, o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, os pesquisadores Luiz Drude, Antonio Gomes de Souza Filho (Cientista-chefe/UFC), Henrique Coutinho (Urca) e Sueli Rodrigues (UFC), reconhecidos em premiações e em ranking internacional de cientistas influentes.
Sobre o Conexão Secitece

A atividade integrou a programação do projeto Conexão Secitece deste mês, que é dedicado ao tema “Ciência”. A iniciativa é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Todo mês, um tema central é abordado sob diversos aspectos por especialistas das áreas de empreendedorismo, inovação, saúde, educação, ciência e tecnologia. São lives, webinares, podcasts e videoaulas – tudo para levar conhecimento de forma descomplicada para um público cada vez maior, através do uso de plataformas de comunicação digital.