Estatuto da Cidade: live com lideranças debate relevância da lei que completa 20 anos

9 de julho de 2021 - 18:34


Evento foi transmitido pelo Canal da Secitece no YouTube

A relevância e a atualidade do Estatuto da Cidade, que acaba de completar 20 anos, foram destacadas na live promovida pela Secitece nesta sexta-feira (9/7). O evento foi transmitido pelo Canal da secretaria no YouTube e contou com a participação de importantes lideranças ligadas às áreas de urbanismo, arquitetura, patrimônio histórico e movimentos sociais. A atividade contou com a parceria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará.

Na live, o secretário Inácio Arruda relembrou toda a trajetória percorrida para a criação da lei e ressaltou a sua característica popular, resultado de uma jornada de lutas e que envolveu fortemente os movimentos sociais. Inácio foi relator e autor do substitutivo que deu origem ao Estatuto da Cidade.

Participaram do debate a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Nacional), Maria Elisa Baptista; do presidente do IAB-CE, Jefferson Silva; do arquiteto e urbanista Campelo Costa; do presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Getúlio Vargas Junior; e do presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (IPHAN), Cândido Henrique.



Nas falas, os especialistas destacaram como o Estatuto da Cidade é uma lei “atual e urgente”, não sendo “um fim em si mesmo”, mas instrumento para que a população exija que o desenvolvimento urbano contemple melhores condições de moradia, transporte, segurança e convívio solidário e construtivo entre as pessoas. Todas essas premissas são base para o avanço científico e tecnológico das cidades. A live está salva no Canal da Secitece no YouTube. Acesse aqui e assista na íntegra!