Funcap realiza live com Cientista Chefe da área de Proteção Social

19 de janeiro de 2021 - 11:42

Resultados do trabalho da equipe de pesquisadores e gestores serão apresentados em uma live transmitida pelo canal da Funcap no dia 20 de janeiro

Usar a ciência para ajudar em ações sociais como o combate à evasão escolar, o incentivo ao retorno de alunos que abandonaram o ensino fundamental ou médio e o estímulo à profissionalização e ao empreendedorismo dos jovens que terminaram o ensino médio. É assim que o Programa Cientista Chefe, iniciativa do Governo do Estado/Secitece, implementada pela Funcap, está apoiando os gestores da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) no projeto “Virando o Jogo – Superação”.

A iniciativa visa ampliar as oportunidades para os estudantes cearenses por meio da oferta de ações de cunho socioeducativo, qualificação profissional, e opções de esporte e cultura. Além disso, o programa disponibiliza uma ajuda de custo para os jovens participantes e oferece apoio psicossocial e um diálogo mais próximo com os seus familiares.

De acordo com a professora Márcia Machado, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e cientista chefe de Proteção Social, está sendo feita uma pesquisa para monitoramento e avaliação do projeto. Os resultados preliminares obtidos com o “Virando o Jogo” serão apresentados em uma live que será transmitida pelo canal da Funcap no YouTube, na próxima quarta-feira (20), às 15 horas. O encontro também contará com a participação do Secretário de Ciência Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, do diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares, e de Carla da Escóssia, Coordenadora Especial de Programas e Projetos da Vice-Governadoria.

“Muitos desses jovens abandonaram a escola pública e outros terminaram o ensino médio, mas não têm uma profissionalização. Nós estamos acompanhando as atividades que já foram desenhadas pela equipe da Vice-Governadoria do Estado e auxiliando na criação de um modelo para testar algumas ferramentas de suporte individual, coletivo e familiar que ajudem a resgatar os que estão fora do sistema de ensino e os motivem a participar da formação profissional”, explica Márcia. A equipe que trabalha com os jovens conta com mais de 30 profissionais multidisciplinares como psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, pedagogos e antropólogos.

Para definir a atuação da equipe do Cientista Chefe, foram levados em consideração, a partir do projeto já implantado pela Vice-Governadoria, dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) referentes aos crimes violentos letais intencionais combinados com outros delitos e contravenções (tráfico, agressão, porte ilegal de armas, consumo de entorpecentes, desordem e perturbação do sossego alheio) nas áreas de atuação do projeto. Também serviram como referência informações socioeconômicas dos chamados aglomerados subnormais (unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e por apresentar irregularidade das vias de circulação e do tamanho e forma dos lotes e/ou carência de serviços públicos essenciais) situados nos bairros com maior índice de violência em Fortaleza.

Entre janeiro e dezembro de 2020, a equipe do “Virando o Jogo” acompanhou aproximadamente 700 jovens cadastrados na 1ª fase do projeto, com a realização de atendimento direto a 221 jovens, realização de 113 visitas domiciliares e 23 encontros remotos com pais ou cuidadores e os jovens. Também foram realizados 113 atendimentos psicológicos, 236 atendimentos de assistentes sociais e 43 encaminhamentos para reinserção escolar.

De acordo com Márcia Machado, a metodologia adotada foi definida com o objetivo de atender às necessidades de acesso às ferramentas de auxílio disponíveis para os jovens e proporcionar a permanência deles no projeto, priorizando o diálogo, a interação e a discussão de temáticas relevantes. O projeto se estrutura em três etapas: inserção, execução e avaliação (com 4 fases de pesquisa, análise dos dados e monitoramento). Elas são detalhadas no quadro abaixo:

Sobre a Funcap

Órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem por objetivo apoiar a pesquisa através de editais e ações que garantem capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologias e difusão de conhecimento científico.

Sobre o Programa Cientista Chefe

Criada na atual gestão da Funcap, a iniciativa visa unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio do Cientista Chefe, equipes de pesquisadores trabalham em secretarias e/ou órgãos estratégicos do Governo, a fim de identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implementadas para melhorar os serviços e, dessa forma, proporcionar mais qualidade de vida à população. Atualmente, o programa conta com 17 pesquisadores liderando equipes em diferentes áreas de atuação.

Serviço

Resultados do Programa Cientista Chefe – SPS

Data: 20/01/2021

Horário: 15h

Link: https://youtu.be/h5naEHcIQyE

 

Fonte: Assessoria de comunicação Funcap