Secitece promove live em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Cidade

6 de julho de 2021 - 12:12


Evento será nesta sexta-feira (9/7), às 16h, sob a condução do secretário Inácio Arruda, à época relator e autor do substitutivo que deu origem à Lei

O avanço científico e tecnológico das cidades é acelerado quando existe desenvolvimento urbano e melhores condições para a população. Pensando nisso, a Secitece promoverá, nesta sexta-feira (9/7), às 16h, um debate sobre os “20 anos do Estatuto da Cidade – Avanços e Resistência ao Direito à Cidade”, com a participação de representantes das áreas de urbanismo, arquitetura, patrimônio histórico e movimentos sociais. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas pela plataforma Sympla, clicando aqui.

A live será conduzida pelo secretário Inácio Arruda, à época relator e autor do substitutivo que deu origem à Lei do Estatuto da Cidade. Estarão presentes no evento a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Nacional), Maria Elisa Baptista; o presidente do IAB-CE, Jefferson Silva; o arquiteto e urbanista Campelo Costa; o presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Getúlio Vargas Junior; e o presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (IPHAN), Cândido Henrique.

Na oportunidade, os especialistas vão discutir os impactos e as perspectivas de avanço na implementação do Estatuto da Cidade, considerado um marco regulatório da política urbana no País. O evento é realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará.

Saiba mais

O Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257) foi aprovado em 10 de julho de 2001, regulamentando os artigos 182 e 183 da Constituição, estabelecendo diretrizes gerais da política urbana e garantindo um conjunto de instrumentos para a execução da política de desenvolvimento urbano. É uma lei fruto da mobilização popular e oferece instrumentos para que a população exija que o desenvolvimento urbano contemple melhores condições de moradia, transporte, segurança e convívio solidário e construtivo entre as pessoas.

SERVIÇO:
Live: “20 anos do Estatuto da Cidade – Avanços e Resistência ao Direito à Cidade”
Data: 9 de julho (sexta-feira)
Horário: 16 horas
Inscrições abertas pelo Sympla, clicando aqui