Videoaula sobre consumo consciente finaliza atividades do Conexão Secitece de junho

1 de julho de 2021 - 14:56


A especialista Suely Chacon ensinou como podemos fazer a nossa parte para cuidar da natureza no dia a dia

A videoaula “Consumo consciente na prática: dicas para economizar e preservar o mundo em que vivemos” finalizou a programação do projeto Conexão Secitece do mês de junho, dedicado ao tema Meio Ambiente. Na atividade, a especialista Suely Chacon ensinou como podemos fazer a nossa parte para cuidar da natureza no dia a dia.

De acordo com Suely, a sustentabilidade abrange diversas camadas, passando pelo meio ambiente e pelas esferas social, cultural, econômica e política, além de envolver o campo afetivo. “Apenas com o afeto conseguimos nos conectar com o assunto e assim começamos a busca por informações a respeito”.
Na atividade, foram repassadas dicas para realização de coleta seletiva e sobre como fazer escolhas inteligentes para o consumo de produtos, além das regras dos “7 Rs” (reduzir, repensar, responsabilizar, reintegrar, recusar, reaproveitar e reciclar).

A especialista enfatizou a importância da nossa atuação a nível local, que acaba por impactar globalmente através de ações individuais – dentro das nossas casas, por exemplo – e ações coletivas, incluindo o cuidado com o nosso território e a definição e adoção de políticas públicas.
Em junho, mês em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” promoveu atividades que estimularam um novo olhar sobre os problemas ambientais, com foco na solução e na atuação do ser humano como agente transformador. A ideia foi mostrar, também, o importante papel da Ciência e da Tecnologia como aliadas na conservação e preservação da natureza.

No mês, o projeto estreou o novo episódio do Podcast “Conexão Secitece”, pelo Spotify, debatendo o tema “Ciência do Mar: sustentabilidade e desenvolvimento” (ouça aqui) e ainda promoveu a Live “Combate à Desertificação: estratégias e tecnologias” (assista aqui).

Sobre o Conexão Secitece

O projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Todo mês, um tema central é abordado sob diversos aspectos por especialistas das áreas de empreendedorismo, inovação, saúde, educação, ciência e tecnologia. São lives, webinares, podcasts e videoaulas – tudo para levar conhecimento de forma descomplicada para um público cada vez maior, através do uso de plataformas de comunicação digital.