Integra Secitece: evento com órgãos municipais discute oportunidades para CT&I

30 de junho de 2021 - 14:39

No encontro, Inácio destacou a necessidade da participação dos municípios na redação do novo Marco Regulatório do setor

Nesta terça-feira (29/6), foi realizada a primeira edição do “Integra Secitece – Secretarias Municipais de CT&I”, evento que tem como objetivo promover uma maior aproximação e diálogo entre a Secitece e os órgãos de ciência, tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo das cidades cearenses. O encontro virtual foi conduzido pelo secretário Inácio Arruda e contou com as presenças do presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, e do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo.

Ao todo, participaram cerca de 80 representantes de secretarias municipais, centros de ensino profissional e superior e entidades ligadas à área. Durante a atividade, Inácio destacou a necessidade de integração e cooperação entre a Secitece e as prefeituras, por intermédio das secretarias municipais. “Nosso Estado já possui uma lei bem avançada, mas as modificações que aconteceram recentemente, a nível nacional, exigem que precisemos adequar a nossa legislação, que dispõe sobre incentivos à pesquisa, ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação no âmbito produtivo do Ceará”, explicou.
Rede de parcerias

Os participantes do evento tiveram espaço para apresentar a estrutura de suas unidades e mencionar as dificuldades e as oportunidades para desenvolver a CT&I em seus municípios. A ideia é fortalecer uma rede de parcerias entre as regiões com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico das cidades, utilizando, para tanto, o ecossistema existente no Ceará e a intersetorialidade da Secitece, que possui forte ligação e abertura com os mais diversos órgãos municipais, estaduais e federais.

Fórum e birô de informações

Ainda durante o encontro, o secretário da Secitece anunciou a criação de um Fórum de CT&I, que vai abranger, além das instituições públicas, o conjunto de entidades e órgãos privados da área. “Esse é um instrumento importante que permite ao nosso setor estreitar o relacionamento, objetivando a mobilização e a pressão junto aos governos – meios capazes de gerar mudanças para o país e os estados”, destacou.

Inácio também falou sobre a instalação de uma espécie de “Birô de Informações”, para que sejam divulgados, pela Secitece, os editais nacionais e estaduais em aberto, e ainda outras oportunidades de acesso a recursos pelos municípios.