Consumo consciente: videoaula vai mostrar como preservar o mundo em que vivemos

24 de junho de 2021 - 11:06

Atividade é gratuita e as vagas são limitadas. Na ocasião, serão ensinadas as técnicas para fazer coleta seletiva e escolhas inteligentes para o consumo de produtos.

O projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” promoverá, na próxima quarta-feira (30/6), a Videoaula gratuita “Consumo consciente na prática: dicas para economizar e preservar o mundo em que vivemos”. A atividade vai ensinar como podemos fazer a nossa parte para cuidar da natureza no dia a dia. As inscrições estão abertas no Sympla (clique aqui) e todos os participantes receberão certificado.

A videoaula será ministrada pela especialista Suely Chacon, doutora em Desenvolvimento Sustentável e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na atividade, serão ensinadas as técnicas para fazer coleta seletiva e escolhas inteligentes para o consumo de produtos, além das regras dos “7 Rs” (reduzir, repensar, responsabilizar, reintegrar, recusar, reaproveitar e reciclar).

Veja mais detalhes da programação e o perfil da instrutora:

Videoaula “Consumo consciente na prática: dicas para economizar e preservar o mundo em que vivemos”

Conteúdo programático:

PARTE 1 – CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL – CONTEXTO GERAL

Sustentabilidade – Conceito e Dimensões
Agendas para Ação – A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ODS 12 – Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis
Os 7 Rs (Reduza, Repense, Responsabilize-se, Reintegre, Recuse, Reaproveite, Recicle)
Pegada Ecológica

PARTE 2 – SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA – AÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA PARA O CONSUMO CONSCIENTE

2.1 AÇÕES INDIVIDUAIS
Escolha de produtos para o consumo/Conservação
Construções sustentáveis
Lixo Zero

2.2 AÇÕES COLETIVAS
Cuidado com seu território
Coleta Seletiva
Políticas Públicas

Sobre a instrutora: Suely Salgueiro Chacon

Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP), nos cursos de graduação em Gestão de Políticas Públicas e Economia Ecológica. Coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS/UFC).

Live e novo episódio do Podcast já estão disponíveis

Em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” está promovendo atividades para estimular um novo olhar sobre os problemas ambientais, com foco na solução e na atuação do ser humano como agente transformador. A ideia é mostrar, também, o importante papel da Ciência e da Tecnologia como aliadas na conservação e preservação da natureza.

No mês, o projeto já estreou o novo episódio do Podcast “Conexão Secitece”, pelo Spotify, debatendo o tema “Ciência do Mar: sustentabilidade e desenvolvimento” (ouça aqui) e ainda promoveu a Live “Combate à Desertificação: estratégias e tecnologias” (assista aqui).

Sobre o Conexão Secitece

O projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência” é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Todo mês, um tema central é abordado sob diversos aspectos por especialistas das áreas de empreendedorismo, inovação, saúde, educação, ciência e tecnologia. São lives, webinares, podcasts e videoaulas – tudo para levar conhecimento de forma descomplicada para um público cada vez maior, através do uso de plataformas de comunicação digital.

SERVIÇO:
Projeto Conexão Secitece | Videoaula “Consumo consciente na prática: dicas para economizar e preservar o mundo em que vivemos”
Data: 30/6 (quarta-feira)
Horário: 16h
Inscrições abertas pelo Sympla, clicando aqui (vagas limitadas e participantes receberão certificado)

Realização: Governo do Ceará/Secitece